A aproximação entre Conmebol e Uefa proporcionará algumas mudanças interessantes no futebol da América do Sul e Europa. Uma delas é o programa de intercâmbio de arbitragem das duas entidades, que foi anunciado no pacote de integração após a reunião de quarta-feira (12), em Nyon, na Suíça.
O texto do comunicado, assinado pelo Conselho da Conmebol e Comitê Executivo da Uefa, explica que "árbitros das duas organizações serão designados para apitar jogos internacionais nos dois continentes. O programa de intercâmbio poderá possivelmente incluir uma equipe da Uefa na fase de grupos da Copa América e uma equipe da Conmebol na fase de grupos da Euro 2020. Também haverá intercâmbio similar na Champions League e Libertadores".
Em contato com representantes da Conmebol, recebi a informação que o projeto deverá ser colocado em prática ainda em 2020. Alguns jogos da Libertadores deste ano, incluindo Grêmio e Inter (se conseguir classificação para a fase de grupos) poderão ser apitados por europeus.
Por outro lado, os principais árbitros da América do Sul estarão na Champions League, provavelmente no início da próxima edição, no segundo semestre de 2020. Entre eles, Anderson Daronco, que é considerado um dos principais do continente neste momento. Prova disso é que esteve na última Copa América e apitou vários jogos de eliminatórias de Copa do Mundo.
É importante lembrar que árbitros deste nível têm como obrigação dominar diferentes idiomas, como inglês e espanhol. O projeto de intercâmbio entre Conmebol e Uefa prevê acordos em áreas como categorias de base, futebol feminino, marketing, temas jurídicos, futsal entre outros assuntos, como a volta da disputa da Copa Intercontinental.