A Fifa anunciou nesta quinta-feira (5) que deve adiar partidas das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e da Copa da Ásia de 2023, na China, em decorrência da epidemia do novo coronavírus no continente. No Brasil, são sete casos confirmados e 636 suspeitos.
As seleções asiáticas deveriam se enfrentar no dia 26 de março em partidas pela segunda fase de grupos. O torneio também serve para classificar equipes à Copa da Ásia. No entanto, após encontro nesta quinta com representantes da Confederação Asiática de Futebol (AFC), a Fifa anunciou que enviará às associações nacionais do continente proposta para adiar os jogos.
"Para a Fifa e a AFC, o bem-estar e a saúde de todos os indivíduos envolvidos em jogos de futebol permanece a maior prioridade. Sendo assim, uma proposta para adiar as próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2020 e da Copa da Ásia de 2023 será compartilhada com as associações nacionais correspondentes", comunicou a entidade máxima do futebol mundial.
Ainda segundo a nota, "a Fifa e a AFC fornecerão uma atualização das datas nos próximos dias, após consulta com as associações integrantes da AFC". As duas entidades discutiram ainda o Campeonato Asiático de futsal, a ser disputado neste ano, no Turcomenistão, e a disputa entre as seleções femininas de Coreia do Sul e China por uma vaga na Olimpíada de 2020, em Tóquio.
"A Fifa continuará a monitorar a situação em relação ao covid-19 em cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as confederações e as associações. Informações sobre outras partidas internacionais podem ser fornecidas pelas confederações ou associações correspondentes", conclui a nota da Fifa.
Mapa do coronavírus
Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins: