Os jogadores do Barcelona serão examinados assim que desembarcarem em Nápoles, na Itália, nesta segunda-feira (24), um dia antes do confronto com o time local pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. A medida protetiva tem sido adotada pelo ministério da Saúde italiano devido ao surto de coronavírus que acomete o norte do país.
De acordo com o protocolo estabelecido pelas autoridades, qualquer passageiro que desembarcar em solo italiano nos próximos dias será submetido ao exame. O turista que apresentar um quadro febril ou qualquer outro sintoma ligado ao vírus deverá ser imediatamente encaminhado a um hospital local.
Quatro jogos da Série A do Campeonato Italiano já foram suspensos no fim de semana e uma partida de rúgbi feminino internacional foi adiada. Localizada no sul da Itália, Nápoles ainda não registrou nenhum caso de coronavírus.
O chefe do Comitê Olímpico Italiano (CONI), Giovanni Malago, disse que será difícil encontrar novas datas para partidas adiadas, mas esse problema se torna secundário frente a um caso de saúde pública.
— A saúde dos atletas e de todos os cidadãos vêm em primeiro lugar — declarou.
As partidas que sofreram cancelamento foram Inter de Milão x Sampdoria, Atalanta x Sassuolo, Verona x Cagliari e Torino x Parma. Neste domingo (23), as autoridades italianas confirmaram mais de 150 casos do coronavírus (Covid-19) e colocaram 54 mil pessoas de 11 municípios diferentes em quarentena.
A Itália foi o primeiro país a registrar vítimas do vírus chinês na Europa: um homem e uma mulher morreram no sábado (22). O número de mortos chegou a quatro nesta segunda, o pior índice registrado em todo o continente.
Milão faz parte da região afetada pelo vírus, e o jogo de volta da Internazionale contra o Ludogorets Razgrad pela Liga dos Campeões na próxima quinta-feira (27) corre risco de não ser realizado ou ser disputado com os portões fechados.
O jogo de ida do Barça contra o Napoli acontecerá na terça-feira (25) e até o momento, não tem indícios de que pode ser cancelado ou disputado sem torcedores. O time espanhol vem de uma vitória de 5 a 0 sobre o Eibar, com quatro gols de Lionel Messi.