Responsável por mais de 2,2 mil mortes na China, o coronavírus está afetando também as datas do calendário esportivo. No atletismo, por exemplo, o Campeonato Mundial em Pista Coberta, programado inicialmente para o mês que vem, só será realizado em 2021. No total, já são mais de 76 mil casos confirmados da doença – destes, 75 mil na China, epicentro da epidemia. As informações são da Reuters.
Atletismo
O Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta estava programado para acontecer entre os dias 13 e 15 de março, em Nanjing, na China. Porém, o evento foi transferido para 2021.
Boxe
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a Jordânia como nova anfitriã das eliminatórias da Ásia e Oceania, após o cancelamento do evento que seria realizado em Wuhan, na China. Agora, a competição será realizada em Amã, de 3 a 11 de março.
Fórmula 1
O Grande Prêmio da China, em Xangai, foi adiado. A prova seria realizada em 19 de abril. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda não definiu nova data.
Futebol
As partidas das equipes Shanghai SIPG, Shanghai Shenhua e Guangzhou Evergrande, pela Liga dos Campeões da Ásia, foram adiadas. Os times só retornam para a competição em abril.
O Shanghai Shenhua e o Shanghai SIPG teriam jogos contra o Perth Glory e o Sydney FC, mas as autoridades australianas reagendaram as partidas, após a proibição do governo de permitir a entrada de estrangeiros vindos da China.
No Vietnã, nenhum evento esportivo é permitido pelo governo local durante o mês de fevereiro. Partidas de equipes como o Ho Chi Minh FC e o Than Quang Ninh – que jogariam em casa –, foram remarcadas para fora do país.
A Associação Chinesa de Futebol declarou que os jogos dentro do país, em todas as categorias, foram adiados. Já a Confederação Asiática de Futebol (AFC) afirmou que todas as partidas da zona leste da Copa AFC foram adiadas para o mês de abril devido às restrições de viagens em vários países.
A próxima partida da seleção chinesa de futebol feminino pelas eliminatórias das Olimpíadas seria realizada na China. Porém, o confronto contra a Coréia do Sul foi transferido para Sydney, na Austrália, no próximo mês.
Golfe
A turnê feminina da Ladies Professional Golf Association (LGPA) foi cancelada. O evento seria realizado entre os dias 5 e 8 de março, na província chinesa de Hainan.
O Honda LPGA Tailândia, em Pattaya, programado para os dias 20 e 23 de fevereiro, também foi cancelado, assim como o Campeonato Mundial Feminino, de 27 de fevereiro a 1° de março, em Cingapura.
Levantamento de peso
O campeonato asiático da modalidade, que seria realizado no Cazaquistão, foi transferido para o Uzbequistão. Programada para o período de 16 a 25 de abril, a competição acontecerá na capital do país, Tashkent.
Tênis
A Federação Internacional de Tênis (ITF) tentou transferir as partidas do Grupo I, da Fed Cup Ásia/Oceania para o Cazaquistão, mas o país se recusou a ser o anfitrião. O torneio acabou sendo adiado.
A equipe masculina da China perderá a partida da Copa Davis por estar impedida de viajar para a Romênia, onde serão realizadas as eliminatórias de 6 a 7 de março.