O Fortaleza, clube da primeira divisão do futebol brasileiro, pode ter encontrado uma nova maneira de viabilizar financeiramente seus projetos.
No mês passado, lançou em uma plataforma virtual especializada uma vaquinha para arrecadar os R$ 300 mil necessários para a construção de um núcleo técnico no seu centro de treinamento. Depois de três semanas e com 39 dias até o encerramento da campanha, já levantou R$ 231 mil — 77% do total.
Até o sábado (4), 2.382 torcedores haviam colaborado. A primeira doação veio do treinador da equipe, Rogério Ceni, que contribuiu com R$ 100 mil.
— O Rogério abriu mão da premiação dele por ter conseguido levar o clube para a Copa Sul-Americana. Quando ele falou em doar a premiação para o projeto, que é um pedido dele, vimos nisso a oportunidade de convidar a torcida, que sempre chega junto, a também contribuir — conta Márcio Persivo, gerente de marketing do Fortaleza.
A perspectiva de Persivo é de que a meta de arrecadação seja alcançada bem antes do encerramento do prazo de 60 dias da vaquinha. O sucesso da iniciativa, diz ele, pode levar a que a ideia seja repetida em outros projetos.
O projeto do núcleo técnico inclui vestiários, salas médicas, fisiologia, piscina, banheiras de hidromassagem e tanques de crioterapia. "Silvio Carlos, um dos presidentes históricos do Fortaleza, já dizia ainda na década de 1990: o maior banco do Leão é a sua torcida", diz o texto colocado pelo clube na plataforma virtual.