As atenções dos fãs de futsal do Brasil inteiro estarão voltadas para Espumoso neste final de semana. O pequeno município localizado no norte do Rio Grande do Sul, com cerca de 15 mil habitantes recebe no sábado, às 19h, no Ginásio do Módulo Esportivo, o jogo entre Guarany e Atlântico de Erechim, pela partida de ida da final da Liga Gaúcha de Futsal. Os canais SporTV2 e TVE anunciam transmissão ao vivo. Como tem melhor campanha, o Atlântico decidirá o título em casa, na quinta-feira, às 18h30min.
A final será entre as duas melhores campanhas da competição. Na primeira fase, o Atlântico, que vai em busca do seu quarto título, foi o primeiro colocado com 51 pontos. O time comandado pelo técnico Giba venceu 16 jogos, empatou três e perdeu apenas um. Nas quartas de final, passou pelo América, de Tapera, e na semifinal eliminou o Passo Fundo Futsal na prorrogação.
Já o Guarany, que chega à final pela primeira vez na história, é a grande surpresa do torneio. O time, fundado em 1956 e que subiu para a elite em 2016, teve a segunda melhor campanha na fase de grupos, com 46 pontos — 14 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Nas quartas, o time do técnico Vandré da Costa passou por Ibirubá e, na semi, deixou para trás o Marau na prorrogação — time que havia eliminado a poderosa ACBF nas quartas de final. Segundo a diretoria do Guarany, foram vendidos até a tarde de sexta-feira 500 das 850 entradas disponíveis para o primeiro jogo da decisão.
Não há gol qualificado na competição. Ou seja, em caso de uma vitória para cada lado ou dois empates, será disputada uma prorrogação de 10 minutos logo após o término do segundo jogo. Persistindo a igualdade, a decisão vai para os pênaltis. Os dois times já levantaram taça em 2019. O Guarany foi campeão da Copa dos Pampas — espécie de Copa Gaúcha — e o Atlântico faturo a Taça Brasil.