Uma solução caseira foi encontrada no Brasil-Pel. Depois de não chegar a um acordo com Bolívar para a próxima temporada, o clube anunciou Gustavo Papa como novo técnico da equipe.
Ex-atacante do próprio Brasil e do Inter, Papa trabalha na comissão técnica permanente do clube há dois anos. Em 2019 assumiu interinamente a equipe durante o Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil. Sob seu comando, o time disputou sete jogos — duas vitórias, três empates e duas derrotas. A principal das vitórias foi no clássico Bra-Pel, que selou a permanência na Primeira Divisão do Gauchão.
A comissão técnica terá Manoel Liles (o Canela) como preparador físico, Cirilo como auxiliar técnico e o preparador de goleiros, Alex Lessa.
Na manhã desta quarta-feira (04), o clube divulgou um vídeo em que Papa se dirige ao torcedor já como técnico xavante.
— Hoje me dirijo a vocês como novo comandante Xavante. Estou muito feliz com a oportunidade e sei que a temporada 2020 será de grande sucesso e também de muitos desafios. Mas, com todos nós juntos, comissão técnica, direção e principalmente você, torcedor, tenho certeza que será uma temporada de muitas alegrias — disse Papa no canal oficial do clube no youtube.