Faltam menos de dois meses. Apenas 56 dias para a bola voltar a rolar pelo Campeonato Gaúcho. A disputa de 2020 será a primeira da gestão de Luciano Hocsman à frente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e está prevista para começar no dia 22 de janeiro, uma quarta-feira.
Enquanto a dupla Gre-Nal e o Brasil-Pel seguem na disputa das Séries A e B do Brasileiro, já tem muito time treinando para o Gauchão da próxima temporada. Veja como está a preparação das equipes para a competição.
GRUPO A
Juventude
De volta a Série B do Brasileirão no ano que vem, o Juventude quer voltar também a ser protagonista no Gauchão. Marquinhos Santos, um dos principais responsáveis pelo acesso, permanece no cargo de técnico. Ele está trabalhando na Chapecoense até o fim da Série A. Depois, retorna ao Alfredo Jaconi para dar sequência aos treinamentos iniciados nesta segunda-feira (25). Ao todo, 12 atletas do grupo, que conquistou o acesso nacional, permanecem para 2020.
Início dos treinos: 25/11
Técnico: Marquinhos Santos
Alguns jogadores confirmados: Marcelo Carné (goleiro), Eltinho (lateral), Renato Cajá (meia) e Bruno Alves (atacante).
Novo Hamburgo
O campeão de 2017 vive momento de transição. Eliminado ainda nas oitavas da Copa Seu Verardi, o Nóia anunciou Julinho Camargo para ser técnico no Gauchão. Os treinamentos começaram no último dia 18, com apenas parte do grupo e só duas contratações: o ex-goleiro do Inter, Jacsson, de 25 anos, e o lateral esquerdo Romano, de 32, com passagens por São Paulo-RG e Veranópolis.
Início dos treinos: 18/11
Técnico: Julinho Camargo
Alguns jogadores confirmados: Jacsson (goleiro) e Romano (lateral).
Pelotas
Campeão da Copa Seu Verardi e com vaga na Série D do Brasileirão em 2020, o Pelotas comemora calendário cheio em 2020. O título da "Copinha", conquistado no último sábado, fez com que o time adiasse o início da preparação para o Gauchão do próximo ano. O técnico Pícoli chegou no meio da competição e tem contrato até o final do estadual do ano que vem.
Início dos treinos: primeira semana de dezembro.
Técnico: Antônio Pícoli
Alguns jogadores confirmados: Vacaria (volante), Wallacer (meia) e Jô (atacante).
São Luiz
Com técnico anunciado desde julho, o São Luiz se apresentou para os treinamentos na sexta-feira. O time será comandado por Leandro Machado, que foi auxiliar do técnico Paulo Henrique Marques, no time de Ijuí, nos últimos três anos. A direção já anunciou a contratação de 16 atletas para o Gauchão, entre eles o atacante Michel, goleador do campeonato em 2018.
Início dos treinos: 22/11
Técnico: Leandro Machado
Alguns jogadores confirmados: Michel (atacante), Welder (atacante), Claudinho (zagueiro) e Rafael Carrilho (volante).
Ypiranga
Uma das novidades no próximo Gauchão, o Ypiranga vem da Divisão de Acesso com a missão de permanecer na elite. O técnico Paulo Henrique Marques foi anunciado no dia 30 de setembro. De lá para cá, a direção do clube já anunciou a contratação de 13 atletas e a renovação de outros 14 da atual temporada. Uma das novidades é o jovem atacante argentino Krieger, de 24 anos, formado na base do Boca Juniors.
Início dos treinos: 22/11
Técnico: Paulo Henrique Marques
Alguns jogadores confirmados: Neuton (lateral), Fernandinho (atacante), Clayton (meia) e Zotti (meia).
GRUPO B
Aimoré
Ainda em junho, o Aimoré anunciou Paulo César de Oliveira como técnico para o restante da temporada de 2019 e o Gauchão 2020. Com grandes passagens pelo futsal (ganhou mais de 20 títulos com Inter, Ulbra, Corinthians e Seleção Brasileira), PC trabalhou apenas na Ferroviária antes de chegar a São Leopoldo. A carreira no futebol de campo ainda engatinha. Treinando há quase duas semanas, o Índio Capilé anunciou, por enquanto, quatro reforços.
Início dos treinos: 11/11
Técnico: PC de Oliveira
Alguns jogadores confirmados: Wagner Freitas (zagueiro), Bruno Ferreira (lateral), Felipe Guedes (volante) e Wagner (meia).
Brasil-Pel
O Xavante encerra sua participação na Série B na terça-feira (26), contra a Ponte Preta, em Campinas. Um jogo apenas para cumprir tabela pois o Brasil não tem mais chance de acesso nem de ser rebaixado. Depois disso, os jogadores entrarão em férias e a direção vai tratar da renovação de contrato do técnico Bolívar.
Início dos treinos: após o natal
Técnico: indefinido
Alguns jogadores confirmados: Ednei e Bruno Santos (laterais), Sousa (volante), Maicon Assis (meia), Ari Moura e Guilherme Queiroz (atacantes).
Caxias
Semifinalista em 2019, o Caxias aposta em Rafael Lacerda, ex-zagueiro do clube, como técnico no próximo Gauchão. A direção já anunciou oito reforços para os treinamentos que começam dia dois de dezembro. O meia Diogo Oliveira, que completa 38 anos em janeiro e está no Brasil-Pel, deve ser anunciado como reforço após o fim da Série B pela equipe do sul do Estado.
Início dos treinos: 2/12
Técnico: Rafael Lacerda
Alguns jogadores confirmados: Marcelo Pitol (goleiro), Bruno Ré (lateral), Ivan (lateral) e Juninho Potiguar (atacante).
Esportivo
O time de Bento Gonçalves voltará a disputar o Gauchão em 2020 depois de cinco temporadas na Divisão de Acesso. O técnico deste ano foi mantido. Carlos Moraes segue no comando da equipe que já treina desde a última quinta-feira. Por enquanto, a direção do Esportivo anunciou 13 contratações e nove renovações de contrato. O ex-goleiro do Inter, Renan, e o meia Diogo, dos gêmeos Diego e Diogo, do Inter, são destaques.
Início dos treinos: 21/11
Técnico: Carlos Moraes
Alguns jogadores confirmados: Renan (goleiro), Lucas Hulk (meia), Xaro (lateral) e Marcão (atacante).
São José
Outro finalista da Copinha, o São José trocou de técnico para 2020. Rafael Jaques, que estava no cargo desde 2017, anunciou sua saída do clube após o vice-campeonato da Copa Seu Verardi. Ele vai treinar o Remo, do Pará, na próxima temporada. O Zequinha não perdeu tempo e definiu pela contratação de Leocir Dall'astra, que estava no time sub-20 do clube e tinha acerto com o São Paulo-RG para disputa da Divisão de Acesso.
Início dos treinos: 16/12
Técnico: Leocir Dall'astra
Alguns jogadores confirmados: Fábio (goleiro), Lucão (zagueiro), Rafael Tavares (meia) e Luiz Eduardo (atacante).
Regulamento
Os 12 times do Gauchão serão divididos em dois grupos de seis. No primeiro turno, as equipes irão se enfrentar dentro dos grupos em cinco rodadas. Os dois primeiros de cada grupo passam às semis, que cruzarão os classificados de uma chave com os da outra (1° x 2°), em jogos únicos na casa daquele que tiver melhor campanha. Os vencedores depois disputam a final do turno também em jogo único. O campeão se garantirá na grande final do estadual.
No segundo turno, a fórmula é semelhante porém com os jogos da fase classificatória acontecendo com confrontos entre os grupos. Serão seis partidas. Depois, seguem semifinais e final. O campeão vai à grande decisão. Se um mesmo time vencer os dois turnos, será automaticamente o campeão gaúcho de 2020, sem os jogos finais.
1ª rodada
Quarta-feira, 22/1/2019
Ypiranga x São Luiz
Pelotas x Novo Hamburgo
Juventude x Inter
São José x Esportivo
Aimoré x Brasil-Pel
Grêmio x Caxias