No Gauchão de 2020, o Esportivo de Bento Gonçalves poderá ter embaixo das traves um campeão da América. Anunciado como reforço do clube da Serra, o goleiro Renan, ex-Inter, já deu início aos preparativos para readquirir ritmo de jogo e brigar pela posição com Jonatas, ex-Juventude e Pelotas, que foi o titular da equipe na campanha do acesso neste ano.
— Saí do Goiás e fui para o Ceará no ano passado, mas passei por uma cirurgia no joelho. Tive alguns problemas na recuperação e resolvi tirar um tempo para dar uma atenção para a parte física sem a necessidade de competir. E também para oxigenar a cabeça. Vinha muito tempo nessa vida corrida de jogador de futebol e achei que era o momento de estar com minha família. Mas senti falta do dia a dia e, quando vi que meu corpo estava recuperado, comecei a me preparar para uma pré-temporada. Então, recebi este convite do Esportivo — declarou o atleta que, em janeiro, completará 35 anos.
Será o retorno de Renan ao futebol gaúcho. Revelado na base colorada em 2005, o goleiro fez parte da geração vitoriosa do clube na última década. Primeiro como reserva imediato de Clemer, nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006. Depois, vendido ao Valencia, da Espanha, voltou ao Beira-Rio para conquistar a Libertadores de 2010 como titular. Deixou Porto Alegre em 2013, defendendo o Goiás por seis temporadas. E, agora, terá a chance de reencontrar seu ex-clube, mas como adversário.
— Sou muito grato ao Inter por tudo que ele fez na minha vida. Foram 15 ou 16 anos dentro do clube — disse o jogador — E este foi um dos motivos da minha decisão: reencontrar um caminho na vida profissional no lugar onde comecei, onde as pessoas ainda me reconhecem do tempo em que atuei pelo Inter. Mas, não só por enfrentar o Inter, o campeonato vai ser especial, por eu reviver tudo isso. Espero que a gente consiga fazer frente ao Inter, ao Grêmio, e consiga alcançar os objetivos do Esportivo — comentou o jogador.
Inclusive, o time de Bento Gonçalves está no Grupo B, que tem o Tricolor como cabeça de chave. O duelo, inclusive, já está programado para a quarta rodada, na Arena. Será o reencontro de Renan com a torcida gremista.
Além dos confrontos, o goleiro ficou marcado pelas provocações que recebeu e revidou. Em 2011, por exemplo, foi o protagonista da final do Gauchão, quando defendeu cobranças de pênaltis que renderam o título estadual aos colorados, então treinados por Paulo Roberto Falcão, sobre o Grêmio de Renato Portaluppi. Na comemoração, imitou o goleiro do Mazembe, Kidiaba, quicando no gramado do Estádio Olímpico.
— Minha identificação com o Inter é muito grande e o torcedor do Grêmio sabe disso, mas algumas temporadas passaram. Hoje o Grêmio está em um bom momento, de títulos, de reconhecimento. De repente, o torcedor vai deixar passar batido a minha presença — brinca ele.
A estreia do Esportivo na competição se dará fora de casa, no Passo D'Areia, contra o São José.