O ex-treinador da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes virou réu no processo em que é acusado por abuso sexual, em São Bernardo do Campo, após a justiça aceitar a denúncia do Ministério Público. A informação é do site Globo Esporte.
Se for condenado, Fernando de Carvalho Lopes poderá pegar uma pena de até 150 anos de prisão. O ex-técnico foi indiciado em dois artigos 271-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas) contra atletas quando era técnico do Mesc, em São Bernardo do Campo.
Em março deste ano, Fernando de Carvalho Lopes foi banido definitivamente da ginástica pela acusação de abuso sexual e assédio moral. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Em abril de 2018, uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, deu voz às acusações de mais de 40 atletas e ex-atletas que afirmaram terem sido vítimas de Fernando, afastado da seleção brasileira de ginástica em 2016. As revelações feitas pelos entrevistados convergem em um ponto: além de conversas de teor sexual, também alegam que o treinador teria tocado em partes íntimas dos alunos.