O técnico Tite anunciou na manhã desta sexta-feira (25) a lista de convocados para os amistosos da Seleção Brasileira nos dias 15 e 19 de novembro, que serão disputados na Arábia Saudita, contra Argentina e Coreia do Sul. Sem jogadores que atuam no país, foram chamados 23 atletas, com algumas surpresas, como os garotos Daniel Fuzato, da Roma-ITA, Emerson, lateral que pertence ao Barcelona e está emprestado ao Betis-ESP, Douglas Luiz, do Aston Villa-ING, e Rodrygo, do Real Madrid-ESP.
— É um momento de preparação, os jogos são de preparação. E necessitar essas convocações de atletas jovens. Douglas Luiz era um atleta que eu acompanhava na época do Vasco. Venho acompanhado uma série de atletas, como Emerson. É momento de dar oportunidade a jovens — explicou o treinador.
Os gremistas Everton e Matheus Henrique, que estiveram na última convocação, foram substituídos, respectivamente, por Douglas Luiz (Aston Villa) e Rodrygo (Real Madrid). Outro que está fora da lista é Neymar, que está lesionado.
Sobre a ausência de jogadores que atuam no futebol brasileiro, o técnico disse que optou por dar chance a outros atletas. Questionado se houve pressão do Flamengo para que nenhum jogador do time carioca fosse chamado, ele garantiu que não:
— Te dou minha palavra que não chegou a mim absolutamente nada do Flamengo. (Rogério, presidente da CBF) Caboclo não me passou água, não me disse nada.
Estes serão os últimos compromissos da equipe nacional em 2019. Depois disso, a próxima convocação será para as primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, agendadas para março.
Confira a lista:
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Daniel Fuzato (Roma-ITA)
Ederson (Manchester City-ING)
Laterais:
Danilo (Juventus-ITA)
Emerson (Betis-ESP)
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP)
Zagueiros:
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Felipe (Atlético de Madrid-ESP)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Meias:
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fabinho (Liverpool-ING)
Lucas Paquetá (Milan-ITA)
Douglas Luiz (Aston Villa-ING)
Philipe Coutinho (Bayern de Munique-ALE)
Atacantes:
David Neres (Ajax-HOL)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Richarlison (Everton-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Willian (Chelsea-ING)