O judô do Rio Grande do Sul começou nesta sexta-feira (20) as disputas no Troféu Brasil, principal competição interclubes do calendário nacional, em Brasília, com três medalhas. Na categoria até 63kg, Aléxia Castilhos, 24 anos, da Sogipa, derrotou Mariana Silva, do Minas Tênis Clube, para ficar com o ouro pela primeira vez na competição.
— Fiquei em segundo em 2017 e 2018. Alguns se pouparam no Troféu por causa do Grand Slam de Brasília, mas decidi que queria lutar para soltar meus golpes — disse a atleta, que faz parte da seleção brasileira de judô.
Na categoria até 66kg, Alessandro Machado, do Grêmio Náutico União, venceu Adriano Souza, do Minas Tênis Clube, e ficou com o bronze. No peso até 73kg, David Lima, da Sogipa, bateu Lucas Silva, do Flamengo, e também levou a medalha de bronze.
Neste sábado (21), os combates começam às 9h para todos os pesos restantes (70kg, 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg), com as disputas por medalhas a partir das 13h30min. Ao todo, são 396 atletas inscritos no Troféu Brasil, de 87 clubes de todos os estados brasileiros. Confira a lista de judocas do RS que estão na disputa clicando aqui.
O evento também serve de preparação para o Grand Slam de Brasília, uma das principais etapas do calendário da Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês), que ocorre entre 6 e 8 de outubro na Capital Federal.