A Fifa anunciou, na manhã desta segunda-feira (2), os finalistas do prêmio de melhor do mundo da temporada. Como na última década, Messi e Cristiano Ronaldo aparecem mais uma vez entre eles. A novidade ficou por conta do zagueiro Virgil Van Dijk, do Liverpool.
Com cinco troféus cada, o português e o argentino lutam para retomar a hegemonia, já que na última temporada o vencedor foi o croata Luka Modric.
O camisa 10 do Barcelona também concorre ao Prêmio Puskàs, como o gol mais bonito. O lance escolhido foi o toque de cobertura sobre o goleiro do Betis, em março, em uma partida pelo Campeonato Espanhol. Seus concorrentes são o colombiano Juan Quintero, por um gol de falta do River Plate sobre o Racing, em fevereiro; e o húngaro Dániel Zsóri, do Debrecen, que marcou de bicicleta contra o Ferencváros.
Entre os treinadores também não há a presença de nenhum brasileiro, com Tite ficando de fora. Os indicados foram o argentino Mauricio Pochettino, do Tottenham; o alemão Jurgen Klopp, do Liverpool; e o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City.
Entre as mulheres, concorrem ao troféu as americanas Megan Rapinoe e Alex Morgan, campeãs da Copa do Mundo de Feminina recentemente, e a inglesa Lucy Bronze.