Grande esperança do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, a natação obteve seis medalhas, nesta terça-feira (6), primeiro dia de disputa da modalidade.
O primeiro ouro da noite veio nos 100m nado peito, onde dois brasileiros estavam entre os oito finalistas. Na virada, João Gomes Junior e Felipe Lima estavam em segundo e terceiro, com o norte-americano Cody Miller à frente.
Com um final de prova forte, João Gomes Jr assumiu a ponta e com 59seg51 levou o ouro e ficou a 30 centésimos do recorde pan-americano de Felipe França, quatro anos atrás em Toronto. Miller garantiu a prata, com 59seg57, e Felipe Lima perdeu rendimento e viu o norte-americano Kevin Cordes, com 1min00seg27, fixar com o bronze. O brasileiro finalizou em quarto lugar.
Antes do ouro de João Gomes Jr, o Brasil ganhou prata e bronze, com Fernando Scheffer e Luiz Altamir Melo, nos 400m livres. O ouro ficou com o norte-americano Andrew Abruzzo.
Com o terceiro melhor tempo das eliminatórias, o gaúcho Scherer comemorou bastante sua prata.
— Feliz com a minha medalha. É meu primeiro Pan e foi um ótimo resultado. Nesse nível, a prova é decidida em detalhes — disse o nadador de 21 anos.
Mas uma nova vitória brasileira viria nos 200m borboleta, com Leonardo de Deus repetiu os títulos de Guadalajara e Toronto. Com 1min55seg86, ele faturou o tricampeonato. Na cerimônia de premiação, visivelmente emocionado, Léo beijou o pódio antes de subir para receber sua medalha dourada.
— Eu beijei o pódio porque passei por muita pressão, entrei na seleção aos 47 do segundo tempo, me recuperei de uma lesão. Então foi um momento incrível, eu olhando pra ele (pódio) e quase não acreditando. Mas o que é de Deus, o homem não tira — disse o nadador sul-mato-grossense.
Ainda nesta prova, Luiz Altamir chegou em quarto, com 1min57seg78, ficando a 0,3 centésimos do bronze, ganho pelo mexicano José Angel Martínez. A prata foi para o norte-americano Samuel Pomajevich.
Para fechar a abertura da natação, foram disputados os revezamentos 4x100m livre. A equipe feminina, de Etiene Medeiros, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio e Daynara de Paula, chegou a liderar, mas acabou sendo ultrapassada pelos Estados Unidos, que venceram com 3min39seg59, com 80 centésimos à frente das brasileiras. O Canadá ficou com o bronze.
A noite dourada do Brasil, nas piscinas do Centro Aquático do Complexo Esportivo de lá Videna, foi encerrado com ouro e recorde. Com uma atuação indiscutível, Breno Correia, Marcelo Chierighini, Bruno Fratus e Pedro Spajari lideraram desde a largada e baixaram o recorde pan-americano em mais de um segundo, 3min12seg61, superando a marca que pertencia aos Estados Unidos, que mesmo tendo Nathan Adrian, como último homem, ficaram em segundo. O México acabou com a medalha de bronze.
Com os resultados da natação, o Brasil voltou à vice-liderança do quadro geral de medalhas, com 27 ouros, 22 pratas e 39 bronzes. Os Estados Unidos, com 62 ouros estão em primeiro. Com 24 primeiros lugares, o Canadá está em terceiro lugar.