Os brasileiros brilharam no primeiro dia de provas do atletismo, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, na tarde desta terça-feira (6), e garantiram quatro vagas nas finais. Nos 100m rasos, o brasileiro Rodrigo Nascimento cravou 10s27, na segunda semifinal, superando o norte-americano Michael Rodgers, que chegou dois milésimos depois. O resultado do catarinense de Itajaí foi o melhor desta terça-feira (6).
Outro brasileiro na final dos 100m será o capixaba Paulo André de Oliveira, que na Universíade de Napoli conquistou as medalhas de ouro nos 100m e 200m. Em sua semifinal, a terceira do dia, ele correu em 10s29 e avançou tranquilamente para a decisão, que será disputada na quarta-feira (7), às 18h52min (no horário de Brasília).
Além de ser a prova mais rápida do mundo, os 100m rasos no Pan de Lima terão uma grande atração. Os medalhistas receberão suas premiações das mãos do velocista norte-americano Carl Lewis, ganhador de nove ouros olímpicos, o que tornará o momento um dos mais especiais da carreira dos atletas que chegarem ao pódio.
No 100m feminino, a carioca Vitória Rosa também fez uma excelente semifinal. Em sua série, a segunda, ela marcou 11s40 e ficou a quatro milésimos da jamaicana Elaine Thompson, atual campeã olímpica dos 100m e 200m. A disputa pelo ouro acontecerá às 18h40min, pouco antes da prova masculina.
Outro campeão da Universíade, Alison Brendom dos Santos fez a segunda melhor marca dos 400m com barreiras. Com 49s74, ele só foi superado pelo dominicano Juanfer Santos, que venceu a mesma semifinal onde correu o paulista, com o tempo de 49s44. A final está marcada para a próxima quinta-feira (8).