O Brasil começou muito bem a disputa do torneio feminino de basquete dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na tarde desta terça-feira (6), no Coliseu Eduardo Dibós, o time dirigido pelo técnico José Neto bateu o Canadá, atual campeão, por 79 a 71, depois de um empate em 40, no primeiro tempo.
A partida começou com um certo predomínio das canadenses, que chegaram a ter oito pontos de vantagem (13 a 5). Porém, aos poucos, a defesa brasileira foi engolindo o ataque adversário e a seleção fechou o primeiro quarto à frente, com 24 a 21.
No segundo período, o Canadá voltou mais agressivo e o Brasil passou a errar muitas jogadas em sua transição de ataque, com alguns arremessos precipitados. Dessa forma, as campeãs de Toronto 2015 venceram a parcial, por 19 a 16, e o primeiro tempo terminou com 40 a 40 no marcador.
O intervalo fez bem ao time de José Neto, que assumiu o comando da seleção no final de maio. Quatro vezes campeão do NBB, uma vez da Copa Intercontinental e outra da Liga das Américas, com o time masculino do Flamengo, Neto imprimiu uma outra cara à seleção, mesmo com pouco tempo de trabalho.
A marcação alta e agressiva é uma delas. O Brasil incomodou bastante o ataque do Canadá e conseguiu abrir sete pontos (59 a 52), ao término do terceiro quarto. Com o controle da partida, a seleção brasileira chegou aos dois dígitos de vantagem e levou um grande susto quando restavam apenas 2min30seg. Após saltar para o rebote, a ala-pivô Aline sofreu uma entorse no joelho direito e precisou deixar a quadra em uma cadeira de rodas. A jogadora foi levada imediatamente para o vestiário.
No final, a vitória foi bastante comemorada. Clarissa foi o destaque com um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. A ala Patty Teixeira marcou 14 pontos. A canadense Shaina Pellington fez 21 e foi a maior pontuadora do confronto. Na próxima rodada, o Brasil enfrentará Porto Rico, que venceu o Paraguai por 91 a 73.