Com Liverpool, Chelsea e Manchester City no primeiro pote, a Inglaterra encara em posição de força o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões desta quinta-feira em Mônaco, onde os clubes madrilenhos, Real Madrid e Atlético, são os clubes a evitar no segundo pote.
- Liverpool sonha com Istambul -
Ao derrotar o Tottenham na final em Madri (2-0), em junho, o Liverpool certificou a tomada de poder a nível europeu do futebol inglês após cinco anos de domínio espanhol (2014-2018).
Mas "isso é só o começo", declarou o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp. E o sorteio organizado pela Uefa nesta quinta-feira é a primeira etapa de um caminho que pode levar os Reds à final em Istambul, no dia 30 de maio de 2020.
A metrópole turca traz lembranças doces para o Liverpool. Foi lá que o popular clube inglês conquistou em 2005 o título da Champions após uma final histórica contra o Milan, que chegou a abrir 3 a 0 de vantagem.
"Carregamos o peso da história para reproduzir isso. Será um objetivo, mas será difícil", prevê Klopp.
- Ingleses mandam no sorteio -
Graças às condições de cabeças de chave, Liverpool (atual campeão), Chelsea (campeão da Liga Europa) e Manchester City (campeão inglês) podem esperar um sorteio mais clemente.
Isso lhes garante não encarar na fase de grupos outros gigantes como Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain ou Bayern de Munique, nem o Tottenham, já que clubes do mesmo país não podem cair no mesmo grupo.
Com esse cenário, não se pode descartar uma avalanche inglesa nas oitavas de final. Chelsea, embora não tenha se reforçado devido a punições da Fifa, Liverpool e Manchester City são favoritos a ir longe na competição, assim como o Tottenham.
- Espanha quer retomar a coroa -
Diante do poderio inglês, os espanhóis sonham em retomar a coroa perdida. É o caso principalmente do Real Madrid, campeão de três das últimas quatro edições da Champions e que trouxe de volta o técnico Zinedine Zidane para alcançar esse objetivo, gastando mais de 300 milhões de euros em reforços para esta temporada.
"O futebol espanhol sempre tem seu espaço", garantiu Zidane, negando a ideia de que um fim de ciclo para os clubes da La Liga.
Assim como o Real, o Atlético de Madrid também caiu nas oitavas de final da Champions na temporada passada. E, como o rival merengue, o Atlético não poupou gastos, trazendo a joia portuguesa João Félix por 126 milhões de euros.
Como os dois clubes madrilenhos estão no pote 2 do sorteio, são boas as chances de um dos dois fazer parte do grupo da morte da competição nesta temporada.
O Barcelona, atual campeão espanhol e membro do pote 1 do sorteio, também se reforçou para a nova temporada ao trazer o atacante francês Antoine Griezmann (120 milhões de euros) e espera pelo fim da novela Neymar. O objetivo de Messi e companhia é claro: reconquistar a Champions e apagar a humilhante derrota nas semifinais no ano passado, quando levou um dura virada do Liverpool (3-0, 0-4).
- Juve, Bayern e PSG na caça -
Embora clubes como Ajax e Tottenham deram uma renovada no quadrangular final da Champions, o título continental parece estar reservado para um grupo seleto de clubes.
Entre eles estão a Juventus, finalista em 2015 e 2017, eliminada nas quartas de final na temporada passada apesar de contar com o reforço de Cristiano Ronaldo, artilheiro histórico da competição.
O astro português sonha em erguer a 'Taça Orelhuda' com um terceiro clube diferente, depois de realizar o feito com Manchester United e Real Madrid.
O tradicional Bayern de Munique também almeja o título, apesar de saber que seu menor investimento em relação aos outros gigantes dificulta a missão.
O último dos grandes favoritos é o Paris Saint-Germain. O clube francês, porém, sabe que precisará primeira resolver a novela Neymar, que tem um pé no Barcelona, antes de poder focar de vez no sonho de conquistar pela primeira vez a Champions.
- Potes do sorteio da Liga dos Campeões em 28 de agosto:
Pote 1
Liverpool (ING, atual campeão)
Chelsea (ING, campeão da Liga Europa)
Barcelona (ESP)
Manchester City (ENG)
Juventus (ITA)
Bayern de Munique (ALE)
PSG (FRA)
Zenit São Petersburgo (RUS)
Pote 2
Real Madrid (ESP)
Atlético de Madrid (ESP)
Borussia Dortmund (ALE)
Napoli (ITA)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Tottenham (ING)
Benfica (POR)
Pote 3
Bayer Leverkusen (ALE)
Salzburg(AUT)
Valencia (ESP)
Inter de Milão (ITA)
Dínamo Zagreb (UCR)
Pote 4
Lokomotiv de Moscou (RUS)
Galatasaray (TUR)
RB Leipzig (ALE)
Atalanta (ITA)
Lille (FRA)
Estrela Vermelha (SRV)
Genk (BEL)
* AFP