A gaúcha Mayra Aguiar fez bonito nos Jogos Pan-Americanos. Na final da categoria até 78 kg, Mayra conquistou a medalha de ouro após vencer a cubana Kaliema Antomarchi com um ippon. Assim, o Brasil fechou o judô no Pan de Lima, no Peru, com dez medalhas no judô.
Após a luta terminar empatada por 0 a 0, a disputa precisou de mais de dois minutos de golden score para acabar com um golpe preciso da brasileira. Esse foi o oitavo encontro entre as duas judocas, o oitavo com vitória da brasileira.
Mayra já conquistou duas medalhas de bronze em Olimpíada, a primeira em Londres 2012 e a segunda na Rio 2016. Ela também já foi campeã mundial em 2014, mas nunca havia vencido o Pan — tinha duas pratas e um bronze.
O Brasil também conquistou o bronze no judô feminino na categoria mais de 78 kg com um ippon de Beatriz Souza, que venceu a nicaraguense Marenco Izayana. Aos 21 anos, ela já tem duas medalhas em Mundiais sub-21 e conquista seu primeiro pódio em Jogos Pan-Americanos.
No masculino, David Moura ganhou a medalha de bronze na categoria mais de 100 kg. O atleta foi o último brasileiro a lutar no Pan de Lima. Ele aplicou um ippon sobre Ajax Tadehara, dos Estados Unidos, para vencer a disputa pelo terceiro lugar.
Ao todo, o judô do Brasil conquistou cinco medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze nos Jogos de Lima 2019.