Nenhum atleta subiu ao pódio neste Pan-Americano de Lima mais rápido do que Eduardo Yudy. O judoca brasileiro foi campeão da categoria até 81kg neste sábado (10), e só precisou de 19 segundos para derrotar o dominicano Del Orbe e faturar o ouro para o Brasil.
Na luta final de Yudy, o brasileiro fez o gancho por dentro da perna do dominicano e conseguiu jogar Del Orbe de costas no chão para fazer o ippon, assegurando mais uma medalha de ouro para o judô brasileiro.
— Eu pensei que ia ser uma luta dura. Mas eu já estava bem focado no que eu ia fazer e deu certo logo no começo. Eu estava bem focado, queria essa vitória — afirmou Yudy, site GloboEsporte.
Entre as mulheres, Aléxia Castilhos também subiu ao pódio, ficando com a medalha de bronze na categoria até 63kg após derrotar a equatoriana Estefania Garcia por waza-ari.
— Eu queria muito esse bronze, porque no pan-americano de judô eu tinha perdido para ela. Por isso eu estou muito emocionada com essa medalha. É uma competição curta, mas de alto nível — comemorou Alexia.
O Brasil ainda entrou no tatame com Rafael Macedo na categoria até 90kg, mas o judoca brasileiro foi derrotado na disputa do bronze pelo peruano Yuta Galarreta.