A gaúcha Mayra Aguiar confirmou seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de Budapeste, na Hungria, na categoria meio-pesado (78kg). A competição foi a última antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, que começam no próximo dia 26 de julho.
Mayra começou sua campanha superando a chinesa Fei Chen, por waza-ari. Logo depois, a portuguesa Patrícia Sampaio caiu por ippon, em 2min57s de luta, que garantiu a dona de duas medalhas de bronze olímpicas na semifinal contra a cubana Kaliema Antomarchi, batida em novo ippon, com 2min12s de combate.
Na disputa da medalha de ouro, a bicampeã mundial encarou a japonesa Ruika Sato, sétima do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF). Depois de quatro minutos acirrados, onde a asiática sofreu duas punições, a luta foi para o golden score e a brasileira forçou um terceiro shidô para Sato, que acabou desclassificada, aos 51 segundos.
Com a vitória, Mayra Aguiar assumiu a liderança do ranking mundial. Agora, a judoca da Sogipa se prepara para o Pan de Lima, onde buscará seu primeiro ouro. Em três participações no principal evento esportivo das Américas, até hoje, ela tem duas pratas (Rio-2007 e Toronto-2015) e um bronze (Guadalajara-2011).
Além do ouro de Mayra, o Brasil ainda ganhou mais uma medalha dourada com Rafaela Silva (57kg) e duas pratas, com os também sogipanos Ketleyn Quadros (63kg) e João Pedro Macedo (81kg).