O sábado (13) foi de boas surpresas para o judô brasileiro e gaúcho. No segundo dia de competições do Grand Prix de Budapeste, na Hungria, três judocas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) tiveram a oportunidade de subir ao pódio no evento. No entanto, apenas dois saíram com a medalha: Ketleyn Quadros e João Macedo ficaram com a prata, já Maria Portela perdeu a disputa pelo bronze e encerrou o torneio na quinta colocação.
A primeira a subir ao pódio foi a brasiliense da categoria até 63kg. A atleta de 31 anos surpreendeu ao chegar à final, já que sua última medalha em uma competição desse nível havia sido em Cancún 2017.
Na decisão, Ketleyn sofreu três punições e acabou eliminada da disputa contra a japonesa Masako Doi. Essa é a segunda medalha da sogipana no ano — em fevereiro ficou em terceiro no Aberto de Oberwart.
A segunda medalha brasileira do dia chegou na categoria até 81kg. O paulista João Macedo, de 27 anos, lutou bem e conquistou seu primeiro pódio no Circuito Mundial. O judoca da sogipano é irmão de Rafael Macedo (90kg), também atleta do clube porto-alegrense e convocado para o Pan de Lima.
— Essa é minha primeira medalha em Grand Prix. Estou muito agradecido por tudo o que aconteceu hoje. Consegui fazer boas lutas e agora o treinamento segue para os próximos desafios. Agradeço aos meus parceiros de treino, meu clube, minha família, amigos que me apoiam e a Deus também — comemorou o atleta.
Neste domingo (14) é a vez de quatro judocas lutarem no último dia de competição em Budapeste. Entres eles, a gaúcha Mayra Aguiar é favorita a medalha de ouro na categoria até 78kg. As premilinares começam às 5h30min (horário de Brasília) e as finais às 12h. O site da Federação Internacional de Judô faz transmissão ao vivo.