Cinco judocas da Sogipa estão na disputa do Grand Prix de Budapeste, que começa nesta sexta-feira (12) e vai até domingo (14). A competição na Hungria será a última antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Para Mayra Aguiar (78kg), será ainda mais especial, já que ela volta ao palco de seu bicampeonato mundial.
As chaves foram sorteadas na manhã desta quinta-feira (11). Serão 550 judocas de 82 países brigando por um lugar no pódio e pelos 700 pontos no ranking mundial.
Os sogipanos só estrearão nos tatames neste sábado (13). Ketleyn Quadros (63kg) entra para a luta contra a britânica Lubjana Piovesana. Se passar, sua oponente será Edwige Gwend, da Itália. Maria Portela (70kg) está em uma das categorias com mais atletas participantes – a gaúcha é uma das 35 peso médios que buscam o ouro. Para sua primeira luta, ela espera a vencedora do confronto entre Taisia Kireeva, da Rússia, e Chantal Wright, dos Estados Unidos.
O representante masculino do clube de Porto Alegre no dia será João Pedro Macedo (81kg), que enfrenta Timo Cavelius, da Alemanha.
No domingo, mais dois judocas da Sogipa disputam o Grand Prix. Matheus Assis (90kg) enfrenta o dono da casa, o húngaro Apor Toth.
Mayra entra na competição para buscar sua segunda medalha de ouro em Grand Prix. O primeiro lugar em Budapeste pode significar a retomada da liderança no ranking mundial da categoria meio-pesado – a judoca de 27 anos é a número 2 do mundo, atrás da holandesa Gusjee Steenhuis.
A líder do ranking não está inscrita na competição, o que faz de Mayra a cabeça de chave número 1 do torneio. Ela estreará enfrentando a vencedora do duelo entre Fei Chen, da China, e Karen Leon, da Venezuela.
Na mesma arena de Budapeste, a judoca derrotou a japonesa Mami Umeki e conquistou o bicampeonato mundial em 2017, repetindo um feito só obtido no judô brasileiro por outro sogipano, o ex-judoca João Derly.