O surfista brasileiro Filipe Toledo venceu, neste domingo (23), a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe, no Rio de Janeiro. Filipinho, que já havia sido campeão do evento em 2018, superou o sul-africano Jordy Smith, na final, com duas boas ondas que somaram 18,04 pontos (9,37 e 8,67) garantindo o título.
Com a vitória em águas cariocas, o brasileiro pula para o terceiro lugar do ranking, atrás apenas do americano Kolohe Andino, segundo, e do havaiano John John Florence — líder, apesar da desistência nas quartas de final em Saquarema por uma lesão sofrida nas oitavas.
Pela terceira temporada consecutiva, um brasileiro se sagra campeão da etapa nacional do Circuito Mundial. Antes do bicampeonato de Filipe Toledo, Adriano de Souza conquistou a prova carioca em 2017.
Atual campeão mundial, Gabriel Medina também entrou na água neste domingo, mas parou nas quartas de final. Ele liderava a bateria contra Kolohe Andino, mas o americano acabou conseguindo a virada nos últimos minutos e avançou à semifinal, sendo superado por Jordy Smith.