A Internacional Surfing Association (ISA) e a World Surf League anunciaram, na segunda-feira (10), os atletas convocados para a edição de 2019 do ISA World Surfing Games. Filipe Toledo, Italo Ferreira, Gabriel Medina, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb foram os brasileiros selecionados para disputar a competição que ocorre entre os dias 7 e 15 de setembro em Miyazaki, no Japão. Os surfistas são obrigados a participar da competição para que sigam elegíveis à disputa das Olimpíadas de Tóquio em 2020.
A classificação para os jogos olímpicos do próximo ano, além do ISA World Surfing Games, será obtida a partir do ranking mundial da WSL ao final da temporada de 2019 – 18 dos 40 lugares na competição serão selecionados a partir do circuito. Apenas dois atletas por país podem se classificar – e também a partir do Pan-Americano de Lima, que realizado no Peru, entre 26 de julho e 11 de agosto.
Segundo Fernando Aguerre, presidente da ISA, a presença dos melhores surfistas mundiais na competição mostra o bom relacionamento construído entre as duas entidades – ISA e WSL.
O norte-americano Kelly Slater acabou ficando de fora da convocação para a competição em virtude de existir, no momento, outros três surfistas dos Estados Unidos à frente dele no ranking da WSL.
Além dos brasileiros, outros oito países tiveram atletas do CT selecionados. Confira a lista:
ÁFRICA DO SUL
Homens: Jordy Smith
AUSTRÁLIA
Homens: Ryan Callinan, Julian Wilson, Owen Wright
Mulheres: Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Nikki Van Dijk
BRASIL
Homens: Italo Ferreira, Filipe Toledo, Gabriel Medina
Mulheres: Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima
COSTA RICA
Mulheres: Brisa Hennessy
ESTADOS UNIDOS
Homens: John John Florence, Kolohe Andino, Conner Coffin
Mulheres: Caroline Marks, Carissa Moore, Courtney Conlogue
FRANÇA
Homens: Jeremy Flores, Michel Bourez, Joan Duru
Mulheres: Johanne Defay
ITÁLIA
Homens: Leonardo Fioravanti
JAPÃO
Homens: Kanoa Igarashi
NOVA ZELÂNDIA
Homens: Ricardo Christie
Mulheres: Paige Hareb