Alisson e Roberto Firmino serão os últimos dos 23 jogadores convocados para a Copa América a se apresentarem ao técnico Tite. Os dois participaram da decisão da Liga dos Campeões no sábado (1º) e conquistaram o título com o Liverpool. Após um problema de conexão no voo para o Brasil, eles atrasaram a chegada e foram liberados pela CBF para se integrarem ao grupo apenas nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Os campeões europeus, porém, não são as maiores preocupações da comissão técnica antes da Copa América.
O zagueiro Thiago Silva se submeteu a uma artroscopia no joelho direito no início de maio e vem fazendo trabalho intensivo para recuperação física. Ele chegou a abrir mão da última folga dos atletas em Teresópolis para seguir o tratamento. O jogador, porém, ainda é preservado de algumas atividades e só participou da parte final do treinamento dessa terça-feira, o último antes do amistoso contra o Catar. Os médicos se mostram satisfeitos com o estado de Thiago e descartam a ameaça de corte, algo que chegou a ser cogitado quando da convocação.
O lateral-direito Fagner, por sua vez, tem uma situação menos definida e mais preocupante. Com dores musculares na coxa esquerda, ele ficou fora do jogo do Corinthians contra o Flamengo pela Copa do Brasil, se apresentou na Seleção Brasileira e não participou do treinamento da terça. Ele seguirá em observação direta do médico Rodrigo Lasmar, não enfrentará o Catar e, de acordo com exames a serem feitos, corre risco de corte.
Depois da partida desta quarta-feira em Brasília, os jogadores terão folga na manhã de quinta e no final do dia viajarão para Porto Alegre para o jogo contra Honduras, domingo, no Beira-Rio.