O goleiro titular da Seleção Brasileira pode ser campeão europeu no início do mês de junho, quando o seu Liverpool enfrenta o Tottenham, em Madrid. Alisson chegou à final da Liga dos Campeões em sua primeira temporada em Anfield ao seu time conseguir uma incrível virada diante do Barcelona. Aos 26 anos, o arqueiro vive em ascensão na carreira que iniciou profissionalmente no Inter em 2013.
Após ótima temporada 2017/2018 pela Roma, quando eliminou nas quartas o mesmo Barça e caiu para o próprio Liverpool na semi, Alisson foi contratado pelo time da terra dos Beatles como o goleiro mais caro da história até aquele momento. Dias depois, as cifras pagas pelo Chelsea ao espanhol Kepa Arrizabalaga foram além.
Na atual edição do Campeonato Inglês, Alisson alcançou números expressivos. Ao todo, são 20 jogos sem sofrer gols no campeonato, feito que Pepe Reina havia conseguido em 2006 pela mesma equipe. Nesta semana, outro brasileiro, Ederson, do Manchester City, igualou a marca. City e Liverpool são as defesas menos vazadas da liga inglesa, com 22 gols sofridos. No próximo domingo (12), as equipes disputam a última rodada, com ambos na briga pelo título — os Citizens têm 95 pontos e os Reds 94.
Apesar disso, Alisson ainda é alvo de críticas de torcedores e parte da imprensa. Mesmo com destaque no futebol europeu, especialmente nas duas últimas temporadas, o arqueiro muitas vezes não tem o devido reconhecimento. Além disso, há outro goleiro em grande fase como concorrente à titularidade da Seleção — Ederson.
Por isso, GaúchaZH ouviu comentaristas com a pergunta: qual o patamar que Alisson atingiu? Ele já pode ser considerado o melhor do mundo na posição, o melhor brasileiro, ou nem isso? Confira as opiniões:
Lédio Carmona, comentarista do SporTV
— Ainda não é o melhor do mundo, está entre os melhores, chegando na primeira galeria. Acho abaixo do De Gea, apesar de não estar na melhor fase, Ter Stegen e Oblak. Caminha para isso (ser o melhor), quem duvidava dele na Europa não duvida mais. É o melhor brasileiro que a gente tem. Ederson é muito bom, mas Alisson passa mais segurança. Se botar na balança, prefiro o Alisson.
Eugênio Leal, comentarista do FOX Sports
— Está entre os melhores. Difícil falar o melhor, tem outros grandes goleiros. Pela evidência do time dele, por estar na final da Champions, brigando na Premier League, gera muita visibilidade para ele. Particularmente gosto do Oblak, há outros, acho que está no top-3. No Brasil, tem um concorrente muito forte que é o Ederson, mas ainda acho o Alisson mais completo. Ele já superou muita coisa, o processo no time titular da seleção foi brusco, gerou muita reclamação, crítica, não a ele, mas ao processo, mas já superou esse momento. A Seleção não vencendo, vai sofrer critica, às vezes, injusta. Brasileiro só aceita vitória na Seleção. Em compensação, se ganhar, vira herói, o outro lado da moeda.
Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN Brasil
— A gente está falando de um dos melhores goleiros da Champions e da Premier League. Então, na liga nacional, que tem quatro finalistas europeus na temporada e na competição de clubes mais difícil do mundo, ele tem se destacado, e no caso da Champions na segunda temporada seguida. O brasileiro tende a olhar muito os goleiros daqui, e até natural pela paixão clubista, mas está falando de um cara que joga no mais alto nível em competições muito mais exigentes. É muito difícil dizer o melhor. Tem o Oblak que mantém um nível absurdo nas últimas temporadas no Atlético de Madrid, o Ter Stegen e o De Gea, embora essa temporada dele não seja boa. Ele (Alisson) não deve se sentir inferior aos principais goleiros do mundo hoje. Acho que o único lugar que questiona se ele é um dos melhores do mundo é no Brasil. No mundo não tem muito essa discussão. Ele é um goleiro de elite mundial hoje.