A 11ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) pode ser encerrada neste sábado (1º), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, onde Flamengo e Sesi Franca Basquete se enfrentam a partir das 14h30min. Com vantagem de 2 a 1 na série melhor de cinco, os paulistas necessitam de mais um triunfo para erguerem a taça.
Criado na temporada 2008-09, o NBB tem no Flamengo seu maior campeão. Das nove disputas anteriores, o rubro-negro venceu cinco e foi finalista em outra. Já o Franca acumula 11 títulos nacionais, ainda nas disputas da Taça Brasil e Campeonato Brasileiro de Basquete, competição vencida pelos cariocas em uma oportunidade.
Seis vezes campeão brasileiro como jogador, Hélio Rubens Garcia Filho pode se tornar o primeiro a vencer o título nacional também como técnico.
— Estou motivado e confiante para que possamos fazer uma grande partida. Estamos muito alinhados dentro daquilo que é importante fazermos, seja comissão técnica, jogadores ou torcida. O que me dá essa confiança é exatamente a estrutura e os conceito que os jogadores abraçaram de uma forma honesta e forte —garante o comandante da equipe de Franca, que venceu até o momento 31 dos 35 jogos que fez no NBB.
O Flamengo aposta na força de sua torcida e de um grupo experiente, com jogadores como Anderson Varejão, Marquinhos e Olivinha, além do armador argentino Franco Balbi.
— Não acho que seja um jogo de vida ou morte. Estamos nos preparando muito bem para esse jogo, da mesma forma do que nas outras partidas. Vamos ajustar algumas coisas, mas sempre com a cabeça boa, pois nosso time mentalmente é muito forte —diz Balbi, 29 anos.
Se a equipe carioca vencer o jogo 4, um quinto e decisivo jogo será disputado no dia 8 de junho, no ginásio Pedrocão, em Franca.