Zizito será o nome da capivara escolhida como mascote da Copa América de 2019. Com 65% dos votos, a alcunha foi decidida por meio de uma votação nas redes sociais nos perfis oficiais da competição. A outra opção era Capibi, que recebeu 35% dos votos.
O nome é uma homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Zizinho. Maior artilheiro da história das Copas América, ele marcou 17 gols no torneio, dividindo o posto com o argentino Norberto Méndez.
— Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé. Os fãs de futebol do mundo inteiro, sem dúvida, fizeram uma excelente escolha, que tem tudo a ver com o futebol brasileiro, sul-americano e mundial. E foi uma opção difícil, porque Capibi, uma homenagem aos indígenas, era outra excelente opção — disse Thiago Jannuzzi, gerente-geral de Competição do Comitê Organizador Local.
A capivara Zizito já percorreu vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, uma das cinco cidades-sede.
— O nome escolhido pelos fãs do futebol combina a paixão pelo futebol, a história da nossa Copa América, a alegria e nobreza da nossa mascote. O Zizito não será apenas a imagem da Copa América, mas também trará diversão, ternura e alegria aos torcedores que presenciarão um torneio único e histórico — comentou Hugo Figueredo, diretor de competições de seleções da Conmebol.
A Copa América será disputada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho deste ano. Porto Alegre receberá cinco jogos na Arena: Venezuela x Peru (no dia 15/6), Uruguai x Japão (20/6), Catar x Argentina (23/6), mais uma partida pelas quartas de final e outra pela semifinal.