A Conmebol anunciou nesta terça-feira (9) que a Copa América de 2020 será sediada por Argentina e Colômbia. A curiosidade é que o formato inédito reunirá dos dois países que sequer fazem fronteira. Com isso, as seleções serão separadas em dois grupos, distintos em zona sul e zona norte. Será a primeira vez que o torneio será disputado em dois países simultaneamente.
A Seleção Brasileira ficará com os times do norte, ao lado de Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e mais um convidado. Estes jogos serão disputados em território colombiano. As equipes do sul serão Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e outro convidado.
— O objetivo desta mudança é dar mais facilidades aos torcedores e aproximar geograficamente os jogos das seleções do público sul-americano. O torcedor poderá desfrutar de, ao menos, cinco jogos de sua seleção, o que reforça o espetáculo e a festa desportiva — declarou o presidente da entidade continental, Alejandro Domínguez.
De cada grupo sairão quatro classificados, que jogarão quartas de final, semifinais e final. Com este novo formato, serão disputados 38 partidas (12 a mais do que na atual edição).