O Avaí é o campeão do Campeonato Catarinense 2019. No tempo normal, o placar terminou empatado 1 a 1. Com isso, a definição foi na disputa de pênaltis. Nelas, deu Leão, por 4 a 2, com uma defesa do goleiro Vladimir. Bruno Pacheco chutou na trave a última cobrança para o time de Chapecó.
Ainda que as equipes tivessem propostas ofensivas, o primeiro transcorria sem grandes oportunidades. A melhor do Avaí foi aos 25, quando Pedro Castro ficou de frente com Tiepo e o goleiro conseguiu a defesa. A Chapecoense mandou uma bola no gol, e acertou. Em sua sexta partida como profissional, o atacante Régis Tosatti mandou o chute certeiro no ângulo de Vladimir, aos 41.
Mais aberto no segundo tempo, o Leão perseguiu o empate, chegou a colocar uma bola na trave, em cobrança de falta de Gegê, uma das surpresas na escalação azurra. Outra surpresa foi Alex Silva, presença em campo e na área para deixar tudo igual aos 30 do segundo tempo e levar o jogo para a definição de título nos pênaltis
Nas penalidades. João Paulo, Luan Pereira, Pedro Castro e Jones Carioca acertaram todas as cobranças. Pela Chape, Campanharo e Rafael Pereira converteram as duas primeiras cobranças. Na terceira, Vladimir defendeu o chute de Aylon. Na última, para seguir vivo nas penalidades, Bruno Pacheco mandou no travessão.