No sexto episódio do podcast A História dos Gre-Nais, Luciano Potter e David Coimbra retornam a dois clássicos que marcaram o final das décadas de 1970 e 1980. O primeiro foi válido pela decisão do Gauchão de 1977. Após uma série de oito anos seguidos sendo vice justamente para o Inter, o Grêmio deu a volta por cima nos pés de André Catimba, que marcou o gol que garantiu aos gremistas o título Estadual daquele ano.
Na comemoração, o atacante tentou dar um salto mortal para a frente e acabou se esborrachando no chão, em uma das mais icônicas imagens de celebração na centenária história do clássico.
Outra partida relembrada no episódio desta semana é o chamado "Gre-Nal do Século". Em 1989, Grêmio e Inter se enfrentaram na semifinal do Campeonato Brasileiro. O jogo, além de uma vaga na final do campeonato nacional, garantia o vencedor na Libertadores, que começaria dias depois. No Beira-Rio, o Tricolor saiu na frente com gol de Marcos Vinicius, mas viu o Colorado virar com dois gols de Nilson.
Com produção de Raphael Gomes, A História dos Gre-Nais tem ilustrações de Gilmar Fraga e edição de áudio de Rafael Lindemann. Apresentado por Luciano Potter e David Coimbra, o programa conta também com arquivos de Zero Hora e da Rádio Gaúcha.
Ouça o podcast:
Confira outros episódios:
Na estreia do podcast, David e Potter relembram o surgimento do clássico e o jogo do milésimo gol, marcado por Fernandão, em 2004. Participam como entrevistados Fernanda Bizzotto, viúva do eterno capitão colorado, e Joel Santana, treinador do Inter à época.
No segundo episódio, David Coimbra e Luciano Potter falam sobre a primeira vez em que um jogo entre Grêmio e Inter resultou em briga, no já distante ano de 1918. Os apresentadores também recordam dois dos Gre-Nais mais famosos da história recente: o 335, em 1997, vencido pelo Inter por 5 a 2 em pleno Estádio Olímpico, e o 407, na Arena, quando o Grêmio goleou por 5 a 0.
O terceiro episódio volta ao ano de 1935, ano em que os gaúchos celebravam os cem anos da Revolução Farroupilha. Nada mais justo, então, que o torneio de Porto Alegre ser batizado de Campeonato Farroupilha. E que o jogo que decidiu o campeonato tenha sido batizado de Gre-Nal Farroupilha.
Um Gre-Nal com mais de 20 expulsos? Acredite, já tivemos, e em uma partida amistosa. O clássico em questão foi o de número 189, o primeiro disputado no Estádio Beira-Rio. Além desta partida, o quarto episódio do podcast relembra o jogo que ficou conhecido como o "Gre-Nal das faixas".
A hegemonia do Inter na década de 1940, com o seu icônico time que ficou conhecido como Rolo Compressor, entrou para a história do futebol gaúcho e, claro, dos Gre-Nais. Mas como aquela equipe foi formada? É esta pergunta que o quinto episódio do podcast A História dos Gre-Nais trata de esclarecer.