O terceiro episódio da primeira temporada de A História dos Gre-Nais volta ao ano de 1935, ano em que os gaúchos celebravam os cem anos da Revolução Farroupilha. Nada mais justo, então, que o torneio de Porto Alegre ser batizado de Campeonato Farroupilha. E que o jogo que decidiu o campeonato tenha sido batizado de Gre-Nal Farroupilha.
O Inter entrou em campo como favorito diante do Grêmio de Eurico Lara, goleiro homenageado em trecho no hino tricolor. O favoritismo foi quebrado por Foguinho, que marcou um gol e deu uma assistência para garantir o título para os azuis em um dos mais lendários clássicos da primeira metade do século passado.
Com produção de Raphael Gomes, A História dos Gre-Nais tem ilustrações de Gilmar Fraga e edição de áudio de Rafael Lindemann. Apresentado por Luciano Potter e David Coimbra, o programa conta também com arquivos de Zero Hora e da Rádio Gaúcha, além de uma reconstituição da narração do Gre-Nal Farroupilha feita por Salim Nigri, torcedor-símbolo gremista morto em 2010. Este episódio conta também com a participação especial de Eduardo Bueno, o Peninha.
Ouça abaixo:
Ouça também os outros episódios:
Na estreia do podcast, David e Potter relembram o surgimento do clássico e o jogo do milésimo gol, marcado por Fernandão, em 2004. Participam como entrevistados Fernanda Bizzotto, viúva do eterno capitão colorado, e Joel Santana, treinador do Inter à época.
No segundo episódio, David Coimbra e Luciano Potter falam sobre a primeira vez em que um jogo entre Grêmio e Inter resultou em briga, no já distante ano de 1918. Os apresentadores também recordam dois dos Gre-Nais mais famosos da história recente: o 335, em 1997, vencido pelo Inter por 5 a 2 em pleno Estádio Olímpico, e o 407, na Arena, quando o Grêmio goleou por 5 a 0.