O Barcelona venceu o Real Madrid no Santiago Bernabéu neste sábado (2) e aumentou a distância sobre o grande rival, que praticamente deu adeus ao título do campeonato espanhol.
O gol da vitória saiu dos pés do croata Iván Rakitic que deu um toque na saída de Thibaut Courtois aos 26 minutos de jogo, encobrindo o goleiro belga. Com o resultado, o Barça consolida sua liderança nesta 26ª rodada da Liga.
O time catalão está a 10 pontos do Atlético de Madrid (2º), que no domingo joga com o Real Sociedad, e a 12 do Real Madrid (3º).
O Barcelona também conseguiu uma marca histórica: com a vitória deste sábado agora possui 96 vitórias contra 95 do Real Madrid, se colocando em vantagem sobre o grande rival pela primeira vez em 87 anos.
A partida foi dominada pelo Barcelona, embora o Real Madrid tenha tentado atacar aproveitando a velocidade do jovem Vinícius Junior e de Gareth Bale, mas voltou a falhar nas finalizações.
O brasileiro não apareceu tanto quanto na derrota por 3 a 0 para o Barça no jogo de volta das semifinais da Copa do Rei e Bale foi substituído por Asensio aos 15 minutos do segundo tempo e saiu vaiado pela torcida madrilenha.
Os 'merengues' precisam agora recuperar os ânimos após duas derrotas seguidas para o rival (na Copa do Rei e na Liga espanhola) antes de jogar na terça-feira a partida de volta das oitavas de final da 'Champions' contra o Ajax.
Mais cedo, o Sevilla foi surpreendido e perdeu por 2 a 1 para o lanterna Huesca.
O Huesca abriu o placar com um gol do venezuelano Juanpi Añor (7). Wissam Ben Yedder empatou de pênalti (83), mas o argentino Ezequiel Ávila marcou o gol da vitória nos acréscimos (90+8), e colocou o Huesca a três pontos do Celta (17º, com 25 pontos) o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Com o resultado o Sevilla caiu para a sexta posição e pode ficar fora das posições classificatórias para os torneios europeus no domingo se o Real Sociedad vencer o Atlético de Madrid ou se o Betis fizer o mesmo contra o Getafe.
Mais cedo, o Alavés venceu o Villarreal por 2 a 1 fora de casa neste sábado na 26ª rodada do campeonato espanhol, e entrou para a zona de classificação para a Liga dos Campeões, enquanto que seu adversário é o primeiro no grupo da degola.
O Alavés abriu o placar com um gol de cabeça do chileno Guillermo Maripán após cobrança de escanteio (54). Santi Cazorla empatou de pênalti (61), mas o japonês Takashi Inui arrematou na área um passe de Tomás Pina, para fazer o gol da vitória (77).
Na primeira partida do dia, o Espanyol (11º) venceu o Valladolid (16º) por 3 a 1 dando um passo rumo às posições que classificam para os torneios europeus.