Apesar de jogar em casa, no Camp Nou, o Barcelona não conseguiu sair na frente do Real Madrid no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei. Depois de sair atrás do marcador, a equipe da Catalunha chegou ao empate graças ao gol do ex-corintiano Malcom, no segundo tempo. Porém, quem ganhou destaque na imprensa espanhola foi outro brasileiro: o volante Arthur.
Nesta quinta-feira (7), o jornal Marca publicou uma matéria com o título "O Barça de Arthur". Nela, a publicação exalta a atuação do atleta revelado pelo Grêmio, citando que ele teve 92% de acertos de passes, sendo o líder de passes com 78 e seis roubadas de bola.
"O clássico deixou muitas reflexões e uma confirmação: Arthur já é um líder no Barça de Valverde. Quando o Madrid asfixiava na pressão, os jogadores tão confiáveis como Busquets ou Rakitic acumulavam perdas. Só um jogador soube manter a calma, assegurar a posse de bola e encontrar as linhas de passe. Arthur se coroou como o novo cérebro deste Barça", escreveu o jornalista Jaime Rincón. "Sempre bem posicionado, máxima confiabilidade no passe e com uma ampla gama de giros que, inevitavelmente para a memória culé, recordaram ao grande Xavi", completou.
Vendido em março de 2018 pelo Tricolor, Arthur só estreou com a camisa do Barça em julho. Até agora, foram 27 partidas oficiais, sendo 18 iniciando como titular.
"Tem 22 anos e já deixou de ser o meia do futuro do Barcelona. É o presente, é necessário e deveria ser indiscutível nos grandes jogos da temporada. As comparações passadas com Arturo Vidal se mostram muito atrevidas e desiguais", opina o jornal.