Com cinco vitórias em cinco lutas — sendo quatro por ippons —, a judoca gaúcha Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro na categoria meio-pesado (78kg) do Grand Slam de Judô de Dusseldorf, na Alemanha, neste domingo (24).
A dona de duas medalhas de bronze nas Olimpíadas (2012 e 2016) e bicampeã mundial (2014 e 2017) teve uma campanha arrasadora em solo alemão. Nos três primeiros combates, foram três ippons, contra a alemã Teresa Zenker, a portuguesa Patricia Sampaio e a austríaca Bernadette Graf.
Na semifinal, Mayra enfrentou a eslovena Klara Apotekar. Logo aos 10 segundos, aplicou um waza-ari para sair na frente. Não demorou para conseguir um ippon e garantir a vaga na decisão. Na final, venceu a alemã Anna Maria Wagner e contou com um waza-ari para garantir o ouro. Este foi o segundo pódio da gaúcha na temporada, após a prata no Aberto de Oberwart, na Áustria.
Outro pódio brasileiro neste domingo foi da peso-pesado (+78 kg) Maria Suelen Altheman, que superou a repescagem e na disputa do bronze forçou três punições para derrotar a bósnia Larisa Ceric.
Em Dusseldorf, o Brasil já havia conquistado uma prata com Rafaela Silva, na categoria até 57kg, e dois bronzes, com Nathália Brígida nos 48kg e Ellen Santana nos 70 kg.
Com os resultados, a seleção brasileira ficou na segunda colocação na classificação geral do torneio. Foram cinco medalhas: um ouro, uma prata e três bronzes. O Brasil só perdeu para o Japão, com 14 medalhas: nove ouros, três pratas e dois bronzes. Essa é a melhor colocação da delegação brasileira em torneios Grand Slams.
Resultados dos atletas do RS:
48kg: Nathália Brigida/Sogipa: 3º lugar
63kg: Aléxia Castilhos/Sogipa: perdeu na segunda luta
63kg: Ketleyn Quadros/Sogipa: perdeu na segunda luta
66kg: Daniel Cargnin/Sogipa: perdeu na primeira luta
70kg: Maria Portela/Sogipa: perdeu na primeira luta
78kg: Mayra Aguiar/Sogipa: 1º lugar
90kg: Rafael Macedo/Sogipa: perdeu na segunda luta
100kg: Leonardo Gonçalves/Sogipa: 5º lugar