E o jejum brasileiro no Rio Open irá persistir por mais um ano. A chance de terminar com o tabu foi perdida na final de duplas, disputada na noite de sábado (23), quando os paulistas Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva foram derrotados pelo argentino Máximo González e o chileno Nicolás Jarry, que marcaram 2 sets a 1, de virada, parciais de 6/7 (3), 6/3 e 10-7, em 1h43 de partida. Desta forma, nenhum tenista do país ainda conquistou o título na competição, desde sua primeira edição em 2014.
Com uma boa campanha no torneio, Bellucci e Rogerinho chegaram à decisão respaldados pela vitória sobre os também brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo, nas quartas de final. E depois de um primeiro set equilibrado e com vitória no tie-break, a parceria brasileira acabou cedendo a segunda parcial e no match tie-break, com muitas alternâncias de liderança do placar, eles acabaram vendo o título escapar depois de duas duplas-faltas de Bellucci.
— Não é fácil jogar com a torcida contra, mas conseguimos nos manter concentrados para buscar a vitória — disse Jarry, após a partida.
Para os brasileiros restou a frustração pela derrota.
— Foi frustrante perder em casa, com toda a torcida nos apoiando, mas a derrota não pode apagar a boa semana que tivemos aqui. Não jogamos tão bem como nas outras partidas e sentimos um pouco a pressão pela ansiedade de buscar a vitória em casa — analisou Bellucci.
Campeão juvenil do US Open disputará primeira final profissional da carreira
O canadense Felix Auger-Aliassime, de 18 anos, disputará a final d o Rio Open. Campeão juvenil do US Open de 2016, ele entrou na chave com convite da organização e se tornou o mais jovem a disputar uma final de um ATP 500. A série de torneios desse nível foi criada em 2009 e o detentor do recorde até então era o alemão Alexander Zverev, aos 19 anos, em Halle-2016. Na semifinal, o número 104 do ranking mundial derrotou o experiente Pablo Cuevas, campeão da edição 2016, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.
Na final que acontecerá neste domingo (24), às 17h, no Jockey Club Brasileiro, Auger-Aliassime enfrentará o sérvio Laslo Djere, que sequer entrou em quadra para disputar a semifinal, já que seu adversário, o esloveno Aljaz Bedene, sentiu uma lesão na perna direita e desistiu da partida.