O ano pré-olímpico vem sendo especial para a judoca paulista Nathália Brigida. A atleta da Sogipa e titular da seleção brasileira na categoria até 48kg começou a temporada com o objetivo de retornar de vez à elite do judô mundial e, se possível, subir ao pódio.
Longe dos tatames por mais de dois anos, devido a uma lesão no ombro, a peso ligeiro conquistou o bronze no Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha, na manhã desta sexta-feira (22), e, agora, credencia-se entre as favoritas à representar o Brasil em Tóquio 2020.
Com o resultado, a atleta de 25 anos soma 500 pontos no ranking mundial e dará um salto importante na relação que garante classificação aos Jogos Olímpicos. Em janeiro, com o bronze conquistado no Grand Prix de Tel Aviv, a judoca já havia somado 350 pontos.
— Estou feliz de estar obtendo bons resultados depois de dois anos fora das competições. É um momento decisivo na briga pela vaga olímpica. Começar o ano com essas medalhas me faz mais confiante e motivada nessa caminhada — disse em contato com a reportagem de GaúchaZH após a luta.
Brigida passou por duas cirurgias no ombro direito, a primeira em 2016 e a última em 2017. Foi contratada em março de 2017 pela Sogipa e estava afastada por mais de dois anos dos tatames — retornou às competições somente no semestre passado.
O primeiro dia do Brasil em Dusseldorf
Além do bronze de Brigida, a campeã olímpica Rafaela Silva faturou a medalha de prata na categoria até 57kg. Ela foi superada na final pela campeão mundial, a japonesa Tsukasa Yoshida. Em 2019, a carioca já tem duas pratas (Aberto de Oberwart e Grand Slam de Dusseldorf) e um 5° lugar (Grand Slam de Paris).
Outros oito brasileiros também lutaram no primeiro dia de competição no torneio alemão. Na categoria até 52kg, Larissa Pimenta e Eleudis Valentim venceram suas duas primeiras lutas, mas caíram nas oitavas de final. Na categoria até 60kg, Phelipe Pelim também parou nas oitavas.
Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), o sogipano Daniel Cargnin (66kg), Gabriela Chibana (48kg) e Tamires Crude (57kg) perderam suas primeiras lutas.
Quem lutará no segundo dia em Dusseldorf
O Grand Slam alemão segue com disputas neste sábado (23), a partir das 6h. Sete brasileiros entram no tatame em quatro categorias, entre eles três sogipanos: Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros, até 63kg, e Maria Portela, até 70kg.
73kg: Eduardo Katsuhiro Barbosa/Paineiras
73kg: Marcelo Contini/Pinheiros
81kg: Eduardo Yudy Santos/Pinheiros
63kg: Aléxia Castilhos/Sogipa
63kg: Ketleyn Quadros/Sogipa
70kg: Ellen Santana/Palmeiras
70kg: Maria Portela/Sogipa