Começa nesta terça (12), com dois jogos, a fase de oitavas de final da Liga dos Campeões, o maior e mais caro torneio de futebol do mundo. Depois de uma fase de grupos sem muitas surpresas, é nessa hora que algumas zebras costumam aparecer. E também é a hora da confirmação de favoritos.
Individualmente, há alguns destaques que valem a pena ser lembrados: o polonês Lewandowski, do Bayern de Munique, é o artilheiro da competição com oito gols marcados. Ele vai enfrentar o Liverpool de Salah, Firmino e Mané, atual vice-campeão. Já o argelino Mahrez do Manchester City é quem mais deu assistências, com quatro, e vai enfrentar os alemães do Schalke 04, no que talvez possa ser considerado o jogo "fácil" de todos.
Um duelo que vai chamar muita atenção já no primeiro dia é o que coloca frente a frente Manchester United, revigorado pós saída de Mourinho, e PSG, sem Neymar, que sofreu lesão recente em jogo da liga francesa.
Outro confronto interessante dentro de campo é entre o Lyon de Depay e Auoar e um Barcelona claudicante, mas que tem em Lionel Messi uma garantia de recursos técnicos sem limites. O argentino é quem mais finalizou a gol na primeira fase (21 vezes) e marcou seis gols. Outro destaque é o alemão Toni Kroos, que foi quem mais criou chances de gol no torneio (24).chances de gol no torneio (24).
O melhor entre os melhores
Utilizando a plataforma Twelve Football, que criou um algoritmo que dá valores de importância e influência de cada ação no jogo dos atletas – além de uma pontuação dada pelo público que vota em seus favoritos –, podemos ver quem foram os melhores na primeira fase da Champions.
Por finalizar tanto a gol e por acertar muito com a bola no pé, Messi foi, claro, o melhor entre todos. Seguido de outro argentino, Paulo Dybala, da Juventus, que vai enfrentar o terceiro melhor jogador, o espanhol Koke, do Atlético de Madrid. Neymar aparece com o quarto melhor desempenho na competição. O camisa 10 da Seleção Brasileira é o único brasileiro entre os 10 primeiros.
United x Paris: o duelo
O primeiro jogo mais interessante das oitavas é entre os vermelhos de Manchester e o time da capital francesa. Dois gigantes bilionários e que estão em excelente momento técnico e tático. Comparando as performances na plataforma Twelve, vemos a Neymar, Thiago Silva e Fred entre os cinco melhores. O que não é pouco, tendo dois elencos recheados de estrelas mundiais.
Interessante nos números é ver que o PSG finaliza em média 15 vezes a cada 90 minutos, com uma média de 4.3 gols marcados e 3.4 xG (gols esperados). Ou seja, o volume ofensivo dos franceses é tão alto que eles terminam marcando mais gols do que se espera. A questão é: será que esse volume seguirá sem Neymar em campo?
Dando uma olhada onde cada time começou as jogadas de ataques posicionais e contra-ataques que terminaram em gols, o United de Mourinho teve origem das jogadas sempre atrás da linha do meio campo. Um time que não começava a construir no campo ofensivo. Isso mudou com Solskjaer, o novo treinador dos Red Devils.
Serão oito jogos em duas semanas. Infelizmente, as partidas que são no mesmo dia ocorrem no mesmo horário, o que atrapalha um pouco acompanhar os jogos. Mas seja como for, é a melhor oportunidade de assistir o que há de melhor no futebol mundial, em jogos decisivos e cheios de história. Simplesmente imperdível!
Os dados e gráficos utilizados são da InStat e da Twelve Football, plataformas de dados de futebol.