Investigadores britânicos afirmaram nesta quarta-feira (30) que dois assentos de avião, encontrados na costa francesa, possivelmente sejam da aeronave desaparecida na semana passada, que transportava o jogador de futebol Emiliano Sala ao País de Gales.
— A partir de um exame preliminar, concluímos que é provável que sejam os assentos da aeronave desaparecida — afirmou o órgão de investigação de acidentes aéreos da Grã-Bretanha, em um comunicado.
Os assentos foram descobertos nas praias do norte da França e transferidos para as autoridades britânicas pelo organismo francês encarregado de investigar os acidentes da aviação civil.
A primeira almofada foi encontrada no sábado (26) por Josette Bernard, moradora de Surtainville, enquanto fazia a sua habitual caminhava na praia. Antes de chamar a guarda marinha local, ela tirou uma foto do assento.
A Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) também anunciou que pretende realizar uma pesquisa submarina, com um sonar de rastreamento lateral, para encontrar os restos da aeronave em uma área de cerca de 13 quilômetros quadrados.
Na última segunda (28), a família de Sala contratou um serviço privado de busca submarina depois que as autoridades britânicas abandonaram as operações de socorro.
Sala, de 28 anos, viajava com um piloto em um avião monomotor Piper PA-46 Malibu quando a aeronave desapareceu dos radares a cerca de 20 quilômetros da ilha britânica de Guernsey, localizada no Canal da Mancha.