Membros das seis confederações de futebol ligadas à Fifa, que formam uma força-tarefa para criar um novo Mundial de Clubes e uma Liga Mundial das Nações, realizaram neste domingo (9), em Paris, na França, a primeira reunião do grupos criado pela entidade em outubro deste ano.
A comissão reúne dirigentes da Conmebol (América do Sul), Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), CAF (África), Uefa (Europa), OFC (Oceania), AFC (Ásia) e da Fifa – e é presidida pelo vice-secretário-geral da entidade, o croata Zvonimir Boban.
O grupo é responsável por considerar os elementos técnicos e esportivos relacionados ao estabelecimento de uma competição para os clubes e uma para as equipes nacionais.
A comitiva deve analisar: calendário de torneios, data de início, formato, número de equipes, lista de acesso e impacto nas eliminatórias das confederações. Após sua avaliação, a força-tarefa preparará propostas separadas para as duas competições - se necessário, mais de uma para cada uma - a serem apresentadas ao Conselho da Fifa em sua próxima reunião em Miami, no dia 15 de março.
Durante a reunião deste domingo, os membros da força-tarefa também foram informados sobre a consulta paralela que será realizada com as outras partes interessadas, incluindo clubes, jogadores e ligas.
- O trabalho dessa comissão é outro passo importante no processo de consulta para entender o cenário em que competições como essas seriam implementadas e o impacto que elas teriam. - finalizou o vice-secretário-geral da Fifa, Zvonimir Boban.
A próxima reunião da força-tarefa está prevista para meados de janeiro de 2019.