Os times brasileiros perderam os 100% de aproveitamento no Campeonato Mundial feminino de clubes de vôlei, em Shaoxing, na China. Nesta sexta-feira (7), no encerramento da fase de grupos da competição, os mineiros Praia Clube e Minas Tênis Clube foram derrotados pelos turcos Eczacibasi VitrA e VakifBank Istanbul, respectivamente.
Com os resultados, os representantes da Turquia ficaram com as lideranças das chaves e enfrentarão as equipes do Brasil nas semifinais, no sábado (8). Atual campeão, o VakifBank Istanbul jogará contra o Praia Clube, atual campeão da Superliga, às 7h (de Brasília), e o Eczacibasi irá duelar com o Minas, a partir das 10h da manhã. O SporTV 2 anuncia a transmissão das duas partidas.
O Minas Tênis Clube mostrou nos dois primeiros sets que é possível encarar o VakifBank Istanbul, grande favorito ao título e que conta com uma união de craques. A equipe dirigida pelo técnico italiano Giovanni Guidetti tem a chinesa Ting Zhu, principal jogadora do mundo, além da sérvia Milena Rasic, da holandesa Lonneke Sloetjes e da norte-americana Kelsey Robinson.
Em um jogo equilibrado, o Minas teve chances de vencer as duas primeiras parciais, onde chegou a ter dois pontos de vantagem na reta final de ambos. No primeiro, com 22/20, a equipe mineira acabou cometendo alguns erros e levou a virada em 25/23. Já no segundo, depois de estar liderando por 23/21, o time de Belo Horionte voltou a errar e foi batido em 30/28.
Com a desvantagem de dois sets, o técnico Stefano Lavarini optou por utilizar uma formação reserva no terceiro set e acabou perdendo por 25/18. Ting Zhu, com 18, e Milena Rasic, com 12 pontos, foram os destaques das turcas. Com 14 acertos, a ponteira Gabi Guimarães foi a melhor das brasileiras.
Ainda na madrugada desta sexta, o Praia Clube começou com sua formação titular e venceu o set inicial (27/25) diante do Eczacibasi VitrA. Porém, a partir da segunda parcial, o técnico Paulo Coco optou por colocar em quadra a equipe reserva e o Eczacibasi se aproveitou para virar o confronto e vencer os três sets seguintes por 25/21, 25/11 e 25/21, com destaque para as atuações da norte-americana Jordan Larson e da sérvia Tijana Boslovic, que terminaram o jogo com 23 e 17 pontos, respectivamente. No time de Uberlândia, as maiores pontuadoras foram a oposta norte-americana Nicole Fawcett e a central Carol, que marcaram 10 vezes, cada.
Confira os confrontos semifinais do Mundial de Clubes feminino de vôlei:
Sábado (7/12)
7h - VakifBank Istanbul x Praia Clube
10h - Eczacibasi VitrA x Minas Tênis Clube