Há algumas coincidências na decisão da Copa Wianey Carlet, que começa hoje, às 17h, na Arena BSBios, em Passo Fundo. Os técnicos de Gaúcho e Avenida são jovens, homônimos e estão em busca do primeiro título na carreira profissional. Os mascotes são periquitos. E ambos os clubes tentam a conquista para coroar uma temporada vitoriosa.
Fabiano Borba, o técnico da casa, terá um desfalque importante: o meia Adilson, capitão da equipe, está suspenso. Fabiano Daitx, do visitante, tem uma dúvida: o zagueiro Yuri, que seria julgado pelo TJD – e o resultado ainda não foi divulgado.
O provável time do Gaúcho: William Lago; Dartora, Bruno, Wagner e Rafinha Carletti; Abuda e Júlio Cesar; Gustavinho (Gabriel), Vinícius Martins e Dimitry; Rafael Paraíba.
O provável time do Avenida: Fabiano Heves; Felipe Cordeiro; Yuri, Luís Henrique e Roger; Jô e Felipe Manoel; João Neto, Matheus e Welder; Flávio Torres. Os dois treinadores conversaram com o GaúchaZH.
Fabiano Borba, técnico do Gaúcho
"Falei para os jogadores se divertirem"
Como deve ser a postura da equipe jogando em casa?
Temos uma proposta clara, tanto em casa quanto fora. Vamos atuar da mesma forma, buscando o jogo. Falei para os jogadores se divertirem. A hora é de aproveitar o momento. Sabemos que o Avenida aproveita as falhas dos adversários. Então vamos tentar errar o menos possível.
Qual é a principal virtude do Gaúcho?
Valorizamos muito a posse de bola e temos muita força ofensiva. Fizemos 31 gols no campeonato.
O que significaria esse título?
Por tudo o que aconteceu no ano (eliminação na Terceirona por um erro de inscrição), seria um belo momento. Conquistamos a vaga em competições nacionais. E para mim, seria especial por ser o primeiro título como profissional.
Fabiano Daitx, técnico do Avenida
"Temos de manter o que estamos fazendo"
Como deve ser a postura da equipe jogando fora?
As partidas da competição são muito equilibradas, é um campeonato nivelado. Acompanhamos vários jogos desde a fase de grupos e foi tudo parelho. Por isso, temos de manter o que estamos fazendo, estar concentrados e buscar a vitória, ao nosso estilo.
Qual é a principal virtude do Avenida?
Temos um sistema defensivo estruturado, sólido, que nos acompanha desde a Divisão de Acesso.
O que significaria esse título?
Conquistamos as vagas para Série D e Copa do Brasil no Gauchão. Mas um título é o que marca a história do clube. Ser campeão do Gauchão ou das competições nacionais é muito difícil, mas a Copa Wianey Carlet está ao nosso alcance. Pode abrir portas para títulos futuros.