Há dois meses do início do Gauchão 2019, metade dos clubes participantes já definiu seus treinadores para a próxima temporada. E metade não. A parte que ainda não se decidiu está concentrada nos clubes de maior investimento no campeonato. Grêmio, Inter, Brasil, Pelotas, Caxias e Juventude esperam pelo fim da temporada 2018 para anunciar se conseguirão manter os atuais treinadores ou se precisarão pensar em novos nomes.
Do outro lado, seis times avançam com comissões técnicas montadas. Destaque para o Avenida, de Santa Cruz do Sul, que vai completar três anos com Fabiano Daitx no comando. O São José segue a linha acreditando em Rafael Jaques, no clube do Passo D'Areia desde setembro do ano passado.
Times sem técnico confirmado
1) Brasil de Pelotas - Rogério Zimmermann (53 anos) ainda não teve contrato renovado com o clube. Ele chegou em agosto de 2018 para salvar o time na Série B do Brasileiro.
2) Pelotas - Depois de demitir Paulo Porto (67) pela eliminação precoce na Copa Wianey Carlet, o Pelotas ainda não anunciou substituto.
3) Grêmio - Renato Portaluppi (56) ainda não teve contrato renovado com o clube. Ele chegou em setembro de 2016.
4) Inter - Odair Hellmann (41) ainda não teve contrato renovado com o clube. Ele começou o trabalho em novembro de 2017.
5) Juventude - Luis Carlos Winck (55) ainda não teve o contrato renovado com o clube. Ele chegou em agosto e não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série C do Brasileirão. Não deve ficar.
6) Caxias - o novo presidente, Vitacir Pellin, assumiu no dia 12 de novembro. O nome mais cotado é do ex-volante do Grêmio, Pingo (50 anos), que está no Brusque/SC.
Times com técnico confirmado
1) São José (Porto Alegre) - Rafael Jaques (43) assumiu o time em agosto de 2017 e irá comandar o Zequinha pelo 2.º Gauchão consecutivo.
2) São Luiz (Ijuí) - Paulo Henrique Marques (53) vai para sua terceira temporada a frente do São Luiz. Em 2018, após o Gauchão, treinou o NH na Série D e retornou a Ijuí em julho.
3) Avenida (Santa Cruz do Sul) - Fabiano Daitx (44) está garantido no Avenida. Ele chegou ao clube em abril de 2016.
4) Aimoré (São Leopoldo) - Gelson Conte (48) ficou no cargo depois de assumir em outubro, no lugar de Arílson. Em 2018, treinou também o Gaúcho de Passo Fundo, na terceirona gaúcha.
5) Veranópolis (Veranópolis) - Vosmir Fabian, o Sananduva (39) assumiu no lugar de Julinho Camargo, ainda no Gauchão 2018 e será novamente o técnico em 2019. Ele saiu rapidamente para dirigir o São Gabriel na Divisão de Acesso e retornou ao Antônio David Farina.
6) Novo Hamburgo (Novo Hamburgo) - Fabian Guedes, o Bolívar (38), ex-zagueiro do Inter, fará seu primeiro trabalho como técnico no Gauchão.