Baixa autoestima não é com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto Neto. Preocupado com o fim do contrato de televisionamento do Gauchão a partir de 2020, o mandatário da entidade que realiza o campeonato estadual há quase 100 anos quer a realização de uma grande competição em 2019 para vendê-la melhor no ano seguinte.
— Temos de transformar o Gauchão 2019 em uma Champions League — afirmou Novelletto, em entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (13), após o congresso técnico com os representantes dos 12 clubes do Estadual. A ideia do dirigente é valorizar o campeonato em aspectos comerciais.
Diferentemente de anos anteriores, o Gauchão do ano que vem teve uma tabela dirigida, e não sorteada. As 12 equipes jogarão entre si, em turno único, e as oito melhores se classificarão para as quartas de final.
Depois disso, ocorrem confrontos em mata-mata, com jogos de ida e volta, até a grande decisão no dia 21 de abril. O campeonato começa no final de semana dos dias 19 e 20 de janeiro.