A ausência do número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal, "muda tudo" na semifinal da Copa Davis entre França e Espanha, que inicia na próxima sexta-feira (14). Quem fez a avaliação foi Yannick Noah, capitão da equipe francesa, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11), em Lille.
— Como apaixonado pelo tênis, estou decepcionado que não venha. Como capitão, isto muda tudo para o duelo. A fisionomia é diferente, principalmente no que se refere à preparação. Quando Nadal joga são quase dois pontos (garantidos) para a Espanha. Agora isso muda e é preciso se adaptar — declarou Noah — Temos mais chances. Mas no papel o time espanhol ainda é melhor que o nosso — acrescentou.
O capitão francês indicou que tomará as decisões sobre os jogadores que utilizará durante o final de semana, dependendo dos adversários espanhóis.
— Gostaria de ter jogado contra Nadal, ver como está, estar em quadra e vê-lo bater na bola. Nunca tive a chance para isso — avaliou Noah.
Com problemas no joelho direito, Nadal abandonou a semifinal do US Open contra o argentino Juan Martin Del Potro. Um dia depois, declarou que não jogaria as semifinais da Copa Davis apesar de ter sido convocado.
— Tinha feito um bom calendário pensando nos meus objetivos, inclusive a Copa Davis, uma das razões para não jogar Cincinnati. Muito triste por não poder ajudar o time para chegar à final — tuitou Nadal em Nova York.