O tênis brasileiro teve um domingo especial neste último final de semana. Apesar de Novak Djokovic levar seu terceiro caneco no Aberto dos Estados Unidos para casa, os holofotes do sérvio no Brasil foram ofuscados pelo talento de um paranaense de 18 anos. Em seu último Grand Slam juvenil na carreira, Thiago Wild faturou o título do US Open. O segundo Major da história do Brasil na categoria — o primeiro foi conquistado por Tiago Fernandes, no Aberto da Australia, em 2010.
— Acabei minha carreira de juvenil com um título de US Open. É muito importante para mim e para minha equipe. Um sonho que eu tinha desde criança, de ganhar um Grand Slam. Poder colocar o meu nome nos grandes torneios, poder me sagrar campeão nessa situação é muito especial — disse após a conquista.
Natural de Marechal Cândido Rondon, o jovem vem de uma família que respira o tênis. Seu pai, Cláudio, é professor da modalidade, enquanto a irmã, Luana, de 15 anos, também busca seu caminho no esporte. A carreira do garoto sempre foi prioridade. Ao lado da mãe, Gisela, os três saíram do interior paranaense em 2014 para morar no Rio de Janeiro. Em terra carioca, Cláudio se tornou professor da Tennis Route, um dos principais centros do país no tênis, onde Thiago passou a treinar em alto nível.
Agora, Wild passará pelo maior desafio dos tenistas do país: a transição para o profissional. Thiago Monteiro, de 24 anos, é o mais jovem entre os brasileiros colocados entre os 300 melhores do mundo. Sendo assim, tentará ultrapassar uma complicada barreira entre jovens brasileiros. Orlando Luz (20 anos), Marcelo Zormann (22), João Menezes (21) e Rafael Matos (22), por exemplo, ainda não conseguiram destaque entre os profissionais.
— Daqui para frente é manter os pés no chão e seguir trabalhando firme com a minha equipe. É seguir firme trabalhando para o futuro — finalizou.
O público brasileiro terá a oportunidade de ver Thiago Wild de perto. Em sua gira na América Latina, ele estará nos Challengers de Campinas, em 1° de outubro, e no Rio de Janeiro, em 19 de novembro.
Perfil
Nome: Thiago Seyboth Wild
Cidade de nascimento: Marechal Cândido Rondon - PR
Idade: 18 anos
Altura: 1,83cm
Peso: 78 kg
Ranking juvenil: 8°
Ranking profissional: 461°
Iniciou no tênis: 4 anos
Empunhadura: destro
Melhor golpe: forehand
Técnico: Arthur Rabelo