Começa nesta quarta-feira (12) para o Brasil a busca pelo tetra no Campeonato Mundial de Vôlei. Às 14h30min, a seleção, campeã em 2002, 2006 e 2010, enfrenta o Egito, em Ruse, no norte da Bulgária, na sua estreia pelo Grupo B – que ainda tem Canadá, China, França e Holanda. O canal SporTV 2 anuncia transmissão dos jogos.
Depois de um confronto teoricamente mais fácil contra os egípcios, a equipe comandada pelo técnico gaúcho Renan Dal Zotto enfrenta amanhã a França, atual campeã da Liga Mundial e vice da Liga das Nações, também em Ruse – a cidade, que tem aproximadamente 150 mil habitantes, será a casa da seleção nesta primeira fase. Outras duas cidades da Bulgária e seis da Itália também sediam o torneio.
– Temos um equilíbrio muito grande nestas competições de nível mundial, onde os jogos são decididos nos detalhes, com dois pontos de diferença. Por isso, o equilíbrio emocional faz a diferença. Sabemos também que têm outras seis seleções em condições de brigar pelo título, como EUA, França, Itália, Polônia, Sérvia e Rússia – disse Renan ao Gaúcha 2020, da Rádio Gaúcha.
Cabeça de chave e número 1 do ranking mundial, o Brasil não poderá contar com os ponteiros Ricardo Lucarelli e Maurício Borges, que se recuperam de lesão. Desta forma, Lipe será a principal referência da seleção na posição. Dos 14 jogadores que integram o grupo brasileiro, 12 estavam na equipe campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.
– Infelizmente não teremos o Lucarelli e o Maurício Borges. Mas nosso grupo tem outros jogadores experientes. Mesclamos isso com a juventude. É uma química interessante. Nossa chave é muito dura, equilibrada. Vamos tentar beliscar um pódio e, quem sabe, uma medalha de ouro – projeta Renan.
Dois jogos do Mundial já foram disputados no domingo, com os anfitriões vencendo por 3 sets a 0. Em Roma, em jogo disputado a céu aberto, a Itália derrotou o Japão e, em Varna, a Bulgária bateu a Finlândia.
REGULAMENTO
1ª fase
24 países divididos em quatro grupos de seis, com todos jogando contra todos nas chaves. Avançam os quatro melhores de cada grupo.
2ª fase
Os 16 times serão divididos em novos quatro grupos. Os vencedores de cada chave e os dois melhores segundos colocados se classificam para a terceira fase, considerando os resultados acumulados de cada seleção nas duas primeiras fases para formação de novo ranking.
3ª fase
As seis equipes fazem dois grupos de três, com todos jogando contra todos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, que ocorrem em 29 de setembro.
OS JOGOS
QUARTA-FEIRA, 12/9
14h30min Brasil x Egito
QUINTA-FEIRA, 13/9
12h30min Brasil x França
SÁBADO
14h30min Holanda x Brasil
SEGUNDA-FEIRA
14h30min Brasil x Canadá
TERÇA-FEIRA
11h China x Brasil
OS JOGADORES
Ponteiros – Lipe, Lucas Lóh, Douglas e Kadu.
Líberos – Thales e Maique.
Centrais – Lucão, Maurício Souza, Éder e Isac.
Opostos – Wallace e Evandro.
Levantadores – Bruninho e William.
Técnico – Renal Dal Zotto.
AS CHAVES
Grupo A – Itália, Japão, Argentina, Bélgica, República Dominicana, Eslovênia.
Grupo B – Brasil, Canadá, China, Egito, França, Holanda.
Grupo C – Austrália, Camarões, Rússia, Sérvia, Tunísia, EUA.
Grupo D – Bulgária, Finlândia, Cuba, Irã, Polônia, Porto Rico.
A COMPETIÇÃO
Disputada desde 1949, o Mundial de Vôlei ocorre de quatro em quatro anos e chega a sua 19ª edição – pela primeira vez, o torneio será sediado por dois países ao mesmo tempo. A atual campeã é a Polônia, que, em 2014, em casa, bateu o Brasil na final por 3 a 1. A maior campeã é a Rússia, que, quando ainda era União Soviética, venceu o torneio seis vezes.