A Seleção Brasileira feminina de vôlei foi derrotada pela Itália, por 3 a 2 (19/25, 25/18, 22/25, 25/17 e 15/12), na tarde deste sábado (8), em uma das semifinais do Montreux Volley Masters, disputado na Suíça, e que é a última competição antes do Campeonato Mundial, que começará no dia 29 de setembro, no Japão.
Depois de passar pela primeira fase, com vitórias sobre Rússia e Camarões e derrota para a Polônia, no tie-break, o time comandado por José Roberto Guimarães entrou em quadra em busca de mais uma final no tradicional torneio suíço como favorita.
Na primeira parcial, as brasileiras dominaram as adversárias e largaram em vantagem, com grande atuação de Rosamaria. Porém, a partir do segundo set, as italianas passaram a sacar melhor, o que dificultou o ataque brasileiro.
Desta forma, o bloqueio italiano passou a aparecer no jogo - foram 17 pontos no total. Além disso, a jovem oposta Paola Egonu, 19 anos, estava inspiradíssima e terminou o confronto com 32 acertos, um ponto a menos que a soma das duas melhores atacantes do Brasil na partida, Rosamaria, com 20, e Gabi, com 13 pontos assinalados.
Com 10 medalhas, sete delas de ouro, o Brasil é o segundo maior vencedor do Masters de Montreaux, atrás apenas de Cuba que venceu oito títulos e esteve no pódio em 16 das 32 edições. Já a Itália tem apenas uma conquista, em 2004. A outra semifinal será disputada entre Turquia e Rússia.