Real Madrid e Liverpool reeditam, a partir das 15h45min deste sábado, em Kiev, na Ucrânia, a final da Liga dos Campeões de 1981. Quando a competição ainda se chamava Taça dos Clubes Campeões Europeus, o time inglês venceu por 1 a 0, na França, e chegou aos seu terceiro título no torneio.
Essa foi a última vez em que o Real perdeu uma decisão de Liga dos Campeões. Desde então, os espanhóis venceram as seis finais que disputaram.
A decisão da 63ª edição da competição terá em campo 17 títulos de Liga dos Campeões — 12 do Real e cinco do Liverpool. Além disso, 21 das 62 finais do torneio — um terço — tiveram a presença ou dos Merengues ou dos Reds.
O Estádio
O Estádio Olímpico de Kiev seria construído em 1914. Porém, por conta da Primeira Guerra Mundial, suas obras só começaram em 1923 – foi inaugurado em 12 de agosto do mesmo ano com o nome de “Estádio Vermelho de Trotsky”, em homenagem a Leon Trotski, organizador do Exército Vermelho. Mas também já levou o nome de outros líderes como Stanislav Kosior e Nikita Khrushchev. Nos anos 1960, sua capacidade chegou a 100 mil lugares.
Só em 1991 o estádio passou a ser chamado de Complexo Esportivo Olímpico Nacional. O maior estádio da Ucrânia passou por diversas reformas.
A última delas ocorreu para a disputa da Eurocopa de 2012. Foi nele que a Espanha goleou a Itália por 4 a 0 na final e ficou com o título da competição. Agora, mais de 70 mil pessoas vão presenciar, sob as membranas sintéticas translúcidas da sua cobertura, a decisão do campeonato de clubes mais importante da Europa.
A taça
Foi produzida por um designer suíço em 1967, após a Uefa decidir entregar em definitivo o antigo troféu ao Real Madrid – o clube havia vencido a Liga dos Campeões pela sexta vez. Desde então, só leva o troféu original em definitivo quem vencer cinco vezes ou for tricampeão consecutivo, o que pode ocorrer com o Real Madrid, caso vença o Liverpool.
Pelas alças grandes, é apelidada de “orelhuda”. O nome do campeão é gravado na taça no dia da final, logo após ser definido o vencedor do torneio. Se vencer, o Real Madrid levará o troféu em definitivo pela terceira vez. Ajax, Bayern de Munique, Milan e Liverpool já ficaram com o troféu original também.