O Goiás já assustou os principais clubes do Brasil, com grandes equipes que o levaram às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1986 e ao terceiro lugar em 2005. Porém, desde a queda para a Série B em 2015, não conseguiu reprisar bons momentos e foi mero figurante nas últimas duas temporadas da segunda divisão brasileira, quando finalizou em 13º e 14º lugar, respectivamente.
Até pelo passado e também pelo histórico recente, a diretoria da equipe goiana definiu que esta deve ser a temporada de retorno à Série A. Mas as duas rodadas iniciais da segundona nacional assustaram o torcedor local, já que o atual tetracampeão estadual perdeu para CSA (2 a 1) e Figueirense (2 a 0) e já está na zona de rebaixamento.
Estes dois resultados iniciais ligaram um alerta no Goiás, dirigido pelo técnico Hélio dos Anjos, tanto que no começo desta semana o gestor de futebol do clube, o ex-volante Túlio Lustosa, que fez 40 partidas pelo Grêmio entre 2009-10, foi aos microfones e deu o recado.
— Temos que retornar para a Série A. Nem que, para isso, tenhamos de abrir mão da Copa do Brasil. Já falei isso para os atletas no vestiário e falo para vocês (imprensa) também. Se algum jogador não tiver capacidade para jogar as duas competições, que ele fique fora da Copa do Brasil. É muito fácil se motivar para um jogo decisivo, mas também temos que nos motivar para os jogos da Série B — disse o ex-camisa 5 que fez parte da equipe goiana eliminada pelo Grêmio nas semifinais do Brasileiro de 1996.
Desta forma, o confronto com o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, que já era apontado como dificílimo, passou a ser considerado como uma oportunidade de retomar a autoestima esmeraldina. Um bom jogo diante do atual campeão da América já é considerado como suficiente para reerguer o moral na disputa da segundona brasileira.
O discurso de que a prioridade é a Série B parece que terá reflexos na arquibancada, já que se contra Coritiba e Avaí, nas fases anteriores da Copa do Brasil, a presença de público superou os 15 mil espectadores, o mesmo não deverá ocorrer contra o Grêmio, já que até o início da tarde desta terça-feira (24 tinha apenas 1.821 ingressos vendidos.